terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

GILMAR, O INVESTIGADOR DE FOFOCAS - MEIAS VERDADES



   Há 14 anos, analista de sistemas mantém um site que se dedica a desmentir rumore da internet
  
 O paulistano Gilmar Lopes, de 41 anos, é analista de sistemas. Há 14 anos, porém, ele divide o tempo entre a profissão e a árdua tarefa  de desmentir boatos da internet. Lopes é dono do site E-farsas.com, referência nacional no assunto. A página recebe cerca de 40 mil visitas diárias e, desde 2002, já fez cerca de 4 mil boatos caírem por terra. 
   O blogueiro conta que a caça aos boatos teve início em 2001, quando começou a receber as primeiras correntes por e-mail. “Eu repassava aquelas mensagens que pediam ajuda para crianças doentes, mas um dia parei para pensar se era realmente verdade”, lembrou. A primeira atitude de Lopes foi ligar em uma das empresas citadas no e-mail, que pagaria um valor a cada reenvio. “Era um provedor de internet que nem existe mais. Eles me disseram que não tinham nenhum envolvimento e desconheciam o teor da mensagem”, conta. 
   Após fazer o contato, avisou todos os amigos e pediu para que parassem de repassar aquelas correntes. Lopes nem imaginava o que viria a seguir. Tornou-se um investigador de boatos. “Os meus amigos começaram a desconfiar de algumas histórias que circulavam pela internet e me enviavam para eu ver se era verdade. Em pouco tempo, já tinha um grande acervo”, brinca. No dia 1º de abril de 2002, o Dia da Mentira, Lopes resolveu de vez entrar no mundo da quebra de mitos e lançou o E-farsas.
Com a experiência adquirida, nenhum boato lhe escapa ao faro. Segundo Lopes, cerca de 90% dos boatos que circulam pela internet não escapam de dois filtros básicos: tom alarmista e sem data prevista. “Quando o texto apresenta uma informação incrível e não menciona um data precisa, algo como ‘na semana passada’, já é sinal de que pode haver algo errado. É preciso saber há quanto tempo está circulando, o que é muito fácil pelas ferramentas de busca”, detalha. “O tom alarmista também é outro sinal, como aquelas mensagens que dizem: ‘Vocês não sabem o que eu descobri?’. Pode saber que é mentira”, completa. 
   Em meio a várias notícias infundadas, rapidamente identificadas como boatos, Lopes encontra os casos mais capciosos e admite: ”Já caí em pegadinhas da internet”. “Era um vídeo em que um homem está enchendo um colchão de ar com a boca e o filho dele pula em cima. Coma explosão, o homem perdia a cabeça, literalmente. Era bem real, só depois descobri que se tratava de uma publicidade inglesa, que teve o final cortado”. 
   Só depois de muita investigação, Lopes ficou aliviado pelo personagem do vídeo. “Existem mentiras realmente difíceis de serem detectadas, mas, na maioria dos casos, uma simples pesquisa resolve. Então, antes de sair compartilhando, vamos dar uma conferida em sites de credibilidade. Não que eles estão totalmente livre de erros, mas a incidência é bem menor”, compara. 

   MENTIRA TEM PERNA CURTA 

   Maiores boatos de 2015, desmentidos pelo E-Farsas 

   1 – Tropas militares de todo o País marcham para Brasília: Uma imagem que mostra vários veículos militares em uma estrada, usada para ilustrar o boato de uma possível ação militar para tomar o poder, nada tinha a ver com a manifestação prevista para 15 de março de 2015. Tratava-se do registro de uma simulação que serviu de treinamento para os exércitos e da Argentina e ocorreu em agosto de 2014.

   2- Legista que filmou corpo de Cristiano Araújo foi morto por fãs do cantor: uma postagem com a foto de um homem morto no meio de uma rua afirmava se tratar do legista que expôs vídeos do corpo de Cristiano Araújo. Segundo o boato, ele teria sido morto a tiros por fãs do cantor. Após apuração, o site descobriu que o homem da foto foi morto a facadas em 2015, em Sarandi (Região Metropolitana de Maringá).

   3 – Vacina contra a rubéola foi a causa da microcefalia: informação espalhada pelas redes sociais afirma que um lote de vacinas vencidas contra a rubéola causaram microcefalia em recém-nascidos. Segundo o alerta, um lote de vacinas contra a rubéola teria sido aplicado em grávidas, mas como a data da validade das vacinas estava vencida, os bebês acabaram nascendo com microcefalia. 

   4 – Pesquisador descobre que a fosfoamina cura câncer: muitas publicações sugeriam que o químico que pesquisou o uso da fosfoamina no combate ao câncer só não conseguiu a autorização para produzir o remédio por causa da tal máfia das indústrias farmacêuticas, que estaria boicotando o pesquisador para continuar lucrando com tratamentos do câncer, ao invés de curar a doença de vez.

   5 – Pacto satanista fez empresa colocar terra de cemitério em colchões: milhares de compartilhamentos afirmavam que colchões de determinada fabricante estariam vindo com pequenos pacotes de terra de cemitério entre as espumas e molas. Segundo o texto, resultado de um pacto satanista. A empresa explicou que os saquinhos continham dessecante RDR, substância usada para absorver a umidade e evitar a formação de mofo. 

Fonte: E-farsas Folha Arte 


GOVERNO PE O PRINCIPAL ALVO DOS BOATEIROS

Para o analista de sistemas Gilmar Lopes, a intenção do site é incentivar o pensamento crítico, mas ele acredita que, em alguns casos, o boato ganha força porque as pessoas preferem acreditar na mentira, pois estão alinhadas com aquilo que elas acreditam, com a ideologia delas. “Em algumas pesquisas, eu utilizo livros, ou consultas a especialistas, mas na maioria das vezes, os boatos são tão grosseiros que podem ser desmentidos apenas por uma consulta na internet. As pessoas também têm acesso e poderiam ir atrás, mas algumas parecem que se contentam com a verdade alternativa”, avalia. 
O site é dividido em 40 categorias diferentes de boatos. O leitor pode conferir farsas ligadas a acidentes, doenças, conspirações, crimes, dinheiro, famosos, golpes. Para Lopes, a de maior dificuldade é a sobre política. “Rapaz, não é fácil. Se você quebra uma mentira ligada a ataques ao governo, é chamado de petralha. Ao contrário, é tucano, coxinha”. 
Um dos últimos boatos desmentidos por Lopes é de que o filho do ex-presidente Lula teia dito que se o pai fosse preso ele iria mandar tacar fogo no País. “Não há como prever o que ocorreria no Brasil caso o ex-presidente seja mesmo preso, mas o mais provável é que não aconteça nada, visto que o político atualmente não exerce nenhum cargo público e, portanto, não tem nenhum poder efetivo no País”, comenta. 
Lopes ressalta que já desmentiu uma série de acusações infundadas contra o senador Aécio Neves (PSDB) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), políticos ligados à direita. “ A intenção é desmentir boatos, não importa se de direita ou esquerda. O que ocorre é que, atualmente, o governo é o principal alvo dos boateiros. A oposição não entendeu ainda que os boatos acabam fortalecendo o governo, com tanta verdade que poderia ser usada contra o PT”. (C.F.) .

‘INDÚSTRIA DA GEADA’ DEU LUCRO EM 1988

   O inverno de 1988 em Londrina foi marcado por uma onda de boatos de que uma grande geada teria queimado todo o parque cafeeiro paranaense, estimado em 450 milhões de pés. A falsa notícia fez salta de 6 mil para 9 mil cruzados a saca do café no mercado interno. De acordo com reportagem da época do jornal O Estado de São Paulo, a “indústria da geada” deu um lucro patrimonial de 40,8 bilhões de cruzados a todos que tinham café estocado no Paraná. Segundo constatação posterior, a geada teria afetado parcialmente as lavouras, cerca de 10% dos cafeeiros da região de Londrina, Cambé, Rolândia e Arapongas. 
   Os boatos serviram para iniciar a desova nos armazéns em direção às torrefadoras e máquinas de beneficiamento. Como o Paraná já não produzia os cafés finos, os boatos não tiveram impacto no mercado externo. A existência da indústria da geada era atestada por vários produtores, que não revelavam a fonte dos boatos. Se a geada não vinha, ao menos servia para alvoroçar o mercado.
   Segundo o economista José Moraes Neto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os mercados altamente especulativos, como as bolsas de valores, mercados futuros, derivativos e cambiais, vivem de informações, de análises de perspectivas e alguns pressupostos. Segundo ele , a partir do momento em que não são verdadeiros, tornam-se um boato. “Nesse cenário, existem grandes grupos de investigadores que ganham milhões com especulações. Eles provocam variações de preços e lucram com a diferença”, detalha. Segundo Moraes Neto, esses mercados são mais voláteis em momentos de instabilidade econômica ou política. 
   No ano passado, por exemplo, dois rumores ligados ao setor tiveram impacto direto na Bovespa. O primeiro, em fevereiro, quando o boato sobre o confisco das poupanças pela presidente Dilma Rousseff (PT) tomou conta das redes sociais. A autoria das mensagens chegou a ser investigada pela Polícia Federal. O segundo foi a especulação sobre a saída do então ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que se confirmou em 18 de dezembro, (C.F.) 

PROJETO DE LEI VISA PUNIR CONTEÚDOS CRIMINOSOS

   Depois de muita polêmica de que seria proposto um projeto de Lei na Câmara Federal que puniria quem falasse mal de político na internet, o deputado federal Cláudio Cajado (DEM-BA) garantiu que o documento visa defender "qualquer cidadão" de boatos caluniosos postados por perfis falso na internet, os chamados fakes. O documento segue em trâmite na Câmara.
   O deputado afirma que o documento não tem intenção censurar ninguém ou ferir a liberdade de expressão. "A proposta visa alterar o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14)  e determinar uma normatização que puna os fakes. Atualmente nos temos inúmeros conteúdos criminosos que não são punidos, e isso tem trazido uma enorme dificuldade para o cidadão de bem",diz o deputado.
   Pelo projeto, provedores de internet e responsáveis por portais e redes sociais deverão ter controladorias próprias, que receberão reclamação de usuários que se sentires ofendidos por conteúdos considerados "criminosos", sobretudo aqueles feito em caráter anônimo. Cajado garante ainda que página criadas para satirizar políticos não serão afetadas, uma vez que a maioria tem a autoria conhecida.
   "O projeto não é para proibir críticas aos políticos, como tem sido divulgado. Somos absolutamente contra a censura, a regulação da mídia e qualquer tipo de cerceamento à liberdade de expressão, mas não podemos permitir que os fakes não tenham a punição que a legislação prevê", garante Cajado. (C.F.)
( CELSO FELIZARDO – Reportagem Local, página 9, FOLHA REPORTAGEM, domingo, 7 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares