domingo, 7 de fevereiro de 2016

A GREVE DE CURTA DURAÇÃO


   A greve realizada pelos aeronautas e aeroviários brasileiros, na última quarta-feira, tumultuou a vida de quem precisava viajar entre as 6 e 8 horas da manhã e causou dificuldades nas horas seguintes, pois os voos ficaram atrasados. Mas poderia servir de modelo para as demais categorias que buscam fazer chegar aos empregadores as suas reivindicações.
   Cabe, por outro lado, aos empregadores, entenderem o recado e partirem para a negociação sincera que leve ao equilíbrio entre o pedido e a possibilidade de seu atendimento. Paralizações de poucas horas e até de minutos, o tempo suficiente para o anúncio da pauta de reivindicações, são comuns nos países desenvolvidos, onde a greve busca apenas produzir os efeitos trabalhistas para os quais é convocada e nem de longe contemplam metas políticas ou ideológicas. 
   O Brasil democrático, feito república sindical, tem padecido com greves intransigentes, irresponsáveis e pouco comprometidas com a sociedade. Os exemplos mais marcantes estão no recente movimento dos peritos do INSS que, mesmo depois de parados por mais de 400 dias onde deixaram de atender e prejudicaram 2 milhões de trabalhadores, voltaram ao trabalho mas ainda mantém a ameaça de parar novamente. 
   Os professores levam seus movimentos a tal ponto que o ano letivo chega a extrapolar dezembro. Médicos da saúde pública e servidores da universidade fazem greves tão longas que a população chega a delas esquecer, só lembrando quando vem a notícia de que o movimento, por alguma razão, terminou. E o pior é que, na maioria das vezes, os grevistas nem tem os dias cortados, ganhando sem trabalhar. 
   O direito de greve é previsto no artigo 9º da Constituição, que estabelece regras para sua realização. Mas o grevismo político costuma não respeitar os limites. As greves acabam por penalizar usuários de serviços e a população e, mesmo assim, os grevistas continuam se dizendo insatisfeitos e politizando o movimento. As infiltrações são claras e contra elas não se faz absolutamente nada. Quando ocorrem em empresas privadas não se alongam tanto porque não há economia que aguente pagar salários sem produção. Mas no âmbito do serviço público, constituem verdadeiros abusos. 
   Oxalá os aeroviários atinjam seus objetivos com a paralisação de duas horas desta quarta-feira. Que as investigações se deem sem intransigências e cheguem a bom termo. Se isso acontecer, será uma demonstração de que, também no Brasil, pode-se fazer greve simplesmente reivindicatória e de baixo impacto na economia do País e na vida das pessoas. Greve política é puro atraso e obscurantismo. ( DIRCEU CARDOSO GONÇALVES – dirigente da Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo (Aspomil), página 2, ESPAÇO ABERTO, domingo, 7 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares