terça-feira, 3 de janeiro de 2017

RESPEITO ÀS LEIS PARA PRESERVAR A VIDA


   Quando os termômetros chegam a marcar 37º C, os balneários e clubes são ótimas opções para se refrescar no verão. Mas quando se trata de água, todo o cuidado é pouco e a cautela é a principal aliada para adultos e crianças. Mesmo quem sabe nadar, deve ir para a água com muita responsabilidade. Somente na última semana de 2016, 16 pessoas morreram afogadas no Paraná. O caso mais grave havia sido registrado no dia 26 de dezembro, no Alagado do Rio Iguaçu, em Candói (Centro-Sul) . Seis jovens com idade entre 16 e 21 anos nadavam em um trecho do rio que fica a 30 quilômetros da sede do município. Um deles se afogou e o restante do grupo tentou ajudá-lo. Somente um dos jovens conseguiu escapar com vida. Três corpos foram regatados no mesmo dia e os outros dois só foram resgatados pela equipe de buscas na tarde do dia seguinte. O domingo de Natal também foi trágico. Foram cinco mortes, porém em situações distintas. Os casos foram registrados em Jaguariúva, Sengés, Alvorada do Sul e na Região Metropolitana de Curitiba. Em Londrina, um jovem de 22 anos morreu enquanto nadava no Lago Norte. O último caso de 2016 ocorreu no sábado (31), quando uma criança de 12 anos se afogou em Pontal do Paraná. É triste constatar que muitos desses acidentes poderiam ser evitados se os veranistas seguissem a orientação do Corpo de Bombeiros e respeitassem as placas que mostram os locais proibidos para banho. A proibição acontece nos três lagos da área urbana de Londrina (Igapó, Norte e Cabrinha) e, mesmo assim, é muito fácil encontrar famílias inteiras burlando a orientação para um mergulho perigoso. Em uma rápida passada nesses locais. A reportagem da FOLHA encontrou famílias inteiras se refrescando em lugares proibidos. As restrições não existem por acaso. Se há placas alertando para o perigo, é porque há risco de afogamento ou a qualidade da água é imprópria. É notório que o brasileiros tem dificuldades em respeitar leis e instituições. Também é amplamente conhecida a nossa fama de desobediência, fazendo crescer os índices de mortes no trânsito, em afogamentos ou outros tipos de acidentes que poderiam ser evitados. Uma sociedade que respeita regras forma cidadãos responsáveis que sabem cobrar de seus governantes uma atuação de respeito ao povo. (OPINIÃO, página 2, terça-feira, 3 de janeiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares