segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

BALÉ DA CIDADE TERÁ TEMPORADAS TEMÁTICAS


   Na Europa desde 1985, diretor Ismael Ivo volta a São Paulo em Fevereiro e colocará bailarinos na ioga e meditação
   Um dos eixos das apresentações deste ano será o tema Dança e Eros; primeiro espetáculo estreia em 23 de março 

   O coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, novo diretor do Balé da Cidade de São Paulo, adora conversar, mas há duas coisas sobre as quais não abre o bico: revelar a idade e confirmar os nomes internacionais que pretende trazer para trabalhar com a companhia. 
   Um dele é Marina Abramovic, com quem filmou um episódio da série “Into the Night With...” (noite adentro com...) para a TV alemã. 
   Eu e Marina somos muito próximos, estamos conversando, mas ela tem uma agenda muito cheia. “Igualmente ocupado, Ivo teve de interromper suas férias de Natal.
   Morando na Europa desde 1985, estava em São Paulo, como faz todo dezembro para passar as festas com a família, quando foi convidado para uma conversa com o secretário municipal da Cultura, André Sturm. 
Alguns meses antes, Ismael tinha sido procurado por um bailarino do Balé da Cidade, corpo de baile da Fundação Theatro Municipal, que pedia autorização para incluir seu nome em uma lista de sugestões. 
   Fiquei surpreso, mas disse sim, depois me esqueci disso até ser chamado por Sturm.” A série de coincidências foi um sinal de que devia aceitar o cargo, disse o coreógrafo em conversa por telefone com a Folha, de Berlim, onde mora (“Tive que voltar correndo para pegar mais umas roupas”). 
   “Alguns artistas voltam ao Brasil na hora de se aposentar, mas eu estou em plena atividade. Achei ser um bom momento para ocupar uma posição de destaque na dança do meu país, em minha cidade”, disse o diretor do ImPulzTanz de Viena, um dos mais importantes festivais de dança contemporânea do mundo. 
   Ivo continuará atuando no ImPulzTanz e na Europa, mas seu foco imediato é o Balé da Cidade. Ele volta a São Paulo no começo de fevereiro cheio de planos e já programa temporadas temáticas para a companhia. 
   Ainda não tem o cronograma pronto, mas conta que uma das temporadas deste ano será sobre o tema Dança e Eros. Ele será o primeiro diretor negro do corpo de baile do Municipal, assim como foi o primeiro negro (e estrangeiro) a dirigir o Teatro de Weimar, na Alemanha.
   “Alguém vindo do enquadramento social como o meu assumir a direção do balé também comporta uma mensagem”, diz ele, nascido na zona leste em uma família “com muito poucas condições”.
   Quando os bailarinos da companhia voltarem das férias, dia 6/2, já vão entrar na nova rotina planejada por Ivo: meditação, ioga e balé, todo dia. “Quero zerar para abrir espaço para a criatividade.”
   Os resultados serão vistos em 23/3, na primeira apresentação sob nova direção. (IARA BIDERMAN – COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, página C5, caderno ILUSTRADA, sábado, 21 de janeiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE S.PAULO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares