domingo, 22 de janeiro de 2017

ACHO QUE VI UM GATINHO

Adicionar legenda

   A corrupção é tão enraizada que quando a gente puxa o rabo de um gato sai a família inteira 
    Faz tempo que não falo de política. Mas com a licença poética do cantor e compositor Lenine que na semana que passou deu entrevista ao programa Morning Show , da Jovem Pan, sobre política nacional, dizendo aquilo que muitos não querem ouvir, me animo a por pimenta no angu. Porque política também é cultura, como não?
   Disse Lenine, com todas as letras: “não reconheço o governo que aí está, mas não reconheço também o outro”, aquele que passou. Faço das palavras dele as minhas para ver se os que se fazem de desentendidos finalmente entendem. Atitude que tem se mostrado inútil, mas não custa tentar. Lenine disse mais, disse que da direita já sabíamos o que esperar, mas ao votar na esquerda tínhamos a ilusão de que as coisas mudariam, mas ficou igual, pelo menos no plano da corrupção. Esses mecanismos nunca funcionaram tão bem quando os dois lados botaram graxa na máquina para engraxar ainda mais os bolsos. Ele disse que isso é imperdoável, eu digo que para mim também. 
    A fala de Lenine vem num momento propício, na semana em que Lula deu aval à bancada dp PT – com adesão automática do PCdoB – para negociar cargos na mesa diretora da Câmara em troca da reeleição de Rodrigo Maia, que é do DEM-RJ, e ponta de lança do governo Temer que, todos sabem, é do PMDB. Ou seja, ainda andando na corrente do “golpe” eles lançam bolas nas mesmas águas e fazem um “acordo de cavalheiros”. 
   Na verdade existe no país uma tentativa de ilusionismo barato que divide o poder em partidos quando o que está em jogo é o que interessa a todos juntos. Mal sepultaram o chamado PTMDB e ele se levanta do túmulo como um fantasma que vem ao encontro da viúva inconformada. 
   Neste momento, vivemos no país a realização de uma situação que parece uma velha piada em relação aos políticos e suas peripécias, seu malabarismo para desmontar as graves suspeitas que recaem sobre eles. Não adiantam as provas colhidas pela PF, para alguns “nunca houve provas de corrupção”, mesmo quando a gente tem conhecimento por exemplo, com um documento com todos os detalhes da perícia na casa do sítio de Atibaia qu “não é do Lula” , embora lá dentro todos os objetos pessoais sejam dele, de troféus a roupas. Sem contar os produtos de beleza de Marisa Letícia que estão no banheiro da suíte principal da casa “que não é deles”. Se contar o barco “baratinho” com o nome de Lula e Marisa. Sem contar os cartões de uma empreiteira dando boas-vindas ao casal. Enfim, a materialização da velha piada sobre um bicho que tem “cara de gato, focinho de gato, unha de gato”, mas alguns juram que “não é um gato”. E repetem a mentira que tentam por todos os meios transformar em verdade. 
   O que está em xeque é a propaganda ideológica que tenta separar uns dos outros, mas a simbiose da corrupção é tão enraizada que quando a gente puxa o rabo de um gato sai a família inteira. E haja fábula para se contrapor à verdade. 
   O que está em xeque neste acordo proposto or Lula é um salve-se quem puder. Um pacto com reedição das alianças que permitiram que todos se locupletassem. Mais ainda, o que tentam é uma fuga em massa da lava Jato cujas 77 delações da Odebrecht estão agora no STF e, lamentavelmente, não estarão mais aos cuidados do ministro de Teoris Zavaschi que faleceu na última quinta-feira. Chegou a hora do acordão de que falava Romero Jucá naquela ligação interceptada pela PF, lembram-se? 
   Mas para lançar um pouco de filosofia neste jogo de poder manjado, nada como um texto póstumo de Nietzche chamado “Verdade e Mentira no Sentido Extramoral”, de 1873, que trata do homem iludido, Para Nietzche , o homem do rebanho chama de verdade aquilo que o conserva no rebanho e chama de mentir o que o exclui do rebanho. E quem faz oposição a essa lógica é visto como uma ameaça, como Lenine, que foi criticado. Ele é uma ameaça por dizer aquilo que todo mundo sabe: não dá mais para tratar as coisas como de “esquerda ou de direita”, o que interessa é o homem e o único pacto honesto é aquele que não nos leva a negar a cara do gato, o focinho do gato e o rabo do gato, tentando enxergar nele um papagaio. Mas os discursos que destoam do rebanho põem o protagonista em risco porque para alguns “a verdade é a verdade do rebanho”, só que não. E faz tempo que vi um gatinho, embora muita gente jure que só é um sombra no telhado para fingir que está tudo bem, satisfazendo suas ilusões de inocência e poder. (Crônica da jornalista e escritora CÉLIA MUSILLI celia.musilli@gmail.com páginas 2 e 3, caderno FOLHA 2, 21 e 22 de janeiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares