sábado, 7 de janeiro de 2017

LIÇÕES QUE APRENDEMOS



   Natal é tempo de reflexão. Reflexão não é parar no tempo mas dar tempo para que respiremos o que estamos fazendo e não somente o que já vivemos. Antigamente, parece que era tudo melhor dizem alguns, mesmo as coisas sendo mais difíceis naquela vida cotidiana. Na roça, por exemplo, lembro quando ia visitar uns tios em outra cidade e no sítio onde moravam tinham casinhas de madeira que eram os banheiros. Para tomar banho, havia uns latões em que havia uns furos e já era um progresso na hora de tomar banho. Mas era preciso esquentar a água no fogão a lenha, para colocar naquele baldão. Água era de poço. 
   Depois vieram os encanamento de metal e, mais um pouco vieram os encanamentos de plástico. O plástico revolucionou a vida do mundo. Evoluímos em muitas coisas. Hábitos para higiene foram mais expandidos pela televisão que entrou nas casas e massificou a informação. Em pouco mais de quarenta anos foram colonizadas cidades, restaurou-se a democracia no País. Foram desenvolvidas tecnologias para alimentar bilhões de pessoas no planeta, abandonamos o arado e vemos aparelhos colossais para o aprimoramento do trabalho rural, conhecemos o conforto de diversas formas, em casa, no trabalho, nos automóveis.
   Conhecemos então a internet, a mola propulsora que alavancou a informação e facilitou o trabalho do homem. O homem desenvolveu tecnologias para ir a lua e enviar sondas espaciais que exploram o sistema solar para melhorar a vida na terra. Enfim, há muito o que dizer sobre a evolução do homem nos últimos tempos.
   Mas... Sempre tem um “mas”. Ainda é pouco, ainda temos notícias de pessoas morrendo de fome. Num mundo tão cheio de prosperidade e tecnologia o ser humano padece por um pedaço de pão. Mas não é só o pão que faz falta. 
   Num mundo cheio de tecnologia vemos a ganância desenfreada pelo lucro e pelo sucesso dessas inovações tecnológicas, que ficam restritas a poucos. Não há uma expansão do bem-estar. Então continuamos a viver à sombra da noite e na escuridão de uma sabedoria que não ilumina. São de anos após descobrir o fogo, o plástico, a internet, a energia atômica, o homem reduz o seu conhecimento a uma mesquinhez imensa. Só melhorou a tecnologia, o homem continua o mesmo. Que evolução é essa? 
   O Natal é tempo de reflexão. Refletir o que estamos fazendo com a nossa vida neste mundo. Será que estamos cuidando bem deste planeta, como estamos vivendo com seres humanos uns com os outros? Que evolução espiritual temos tido?
   Natal é tempo de lembrar: Deus veio em forma de menino, nasceu pobre para se fazer pobre como nós, mas trazendo a riqueza de sermos seus filhos. Fazendo dessas nossas diferenças a igualdade na solidariedade de um amor que não se explica, mas que deve se fazer entre todos nós. (DAILTON MARTINS, comerciante e leitor da FOLHA, página 2, coluna DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, 7 e 8 de janeiro de 2017 publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares