segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O FUTURO DAS DELAÇÕES-BOMBA DA LAVA-JATO


   A trágica morte do ministro Teori Zavaschi, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, trouxe preocupação quanto ao futuro das chamadas delações-bomba dos 77 empresários da Odebrecht. Seria o ministro quem homologaria os 900 depoimentos que, além da Petrobras, chegam aos setores de transportes, de energia e saneamento e colocam em polvorosa políticos – seriam quase 200 nomes – dos mais variados partidos e calibres.
   E, em que pese, algumas críticas ao trabalho da força-tarefa e ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância em Curitiba, os acordos de leniência das grandes empreiteiras servem de confissão de culpa da corrupção desenfreada que tomou conta do País nas últimas décadas. A Odebrecht, por exemplo, se comprometeu a pagar a astronômica multa de R$ 69 bilhões após assinar acordos com Brasil, Estados Unidos e Suíça. E ainda está em tratativas com outros países latino-americanos. 
   O acidente fatal com Teori, na última quinta-feira, coloca uma interrogação sobre a condução dos trabalhos no STF. Teme-se pelo próximo relator do caso, principalmente, porque caberá ao presidente Temer indicar o substituto de Teori no STF. Já se sabe que aliados próximos a Temer serão atingidos pela delação da empresa e isso trará turbulência ao governo. 
   Mas pela conduta do Supremo até o momento, não há razão para suspeitas. A presidente da corte, ministra Cármem Lúcia, deve sortear o processo entre os integrantes 2ª Turma do STF , do qual Teori fazia parte, desfazendo qualquer suposta trama de blindagem ou teoria da conspiração no acidente que pulula nas redes sociais. No sábado, durante o velório de Teori, Temer garantiu que só indicará um novo ministro para a corte depois que o STF definir quem ficará com a relatoria da operação. 
   A divulgação das delações deveria ocorrer em fevereiro quando normalmente o País parece anestesiado pelo clima festivo do Carnaval. A tendência é que a homologação dos depoimentos dos empresários ligados à Odebrecht seja postergada. O que não quer dizer que o caso será esquecido. Se depender da Lava Jato, quem vai sambar mesmo são os políticos e empresários envolvidos na trama corrupta, que poderão encontrar velhos conhecidos no Complexo Médico-Penal de Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), para onde são levados os presos por ordem do juiz Sérgio Moro. (OPINIÃO, página 2, segunda-feira, 23 de janeiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares