domingo, 29 de janeiro de 2017

A FORMATURA


   Chegou o grande dia! Os quase 40 alunos se prepararam. Na cidade era dia de festa. 
   Vestidinho novo, um tecido de shantung pérola com saia franzida, golinhas em tom rosê, deixando cair um um cachinho de fitas da mesma cor, um lenço amarrado atrás. Era lindo! Usava um saiote engomado para armar o vestido, sapatos e meias novos. Era a primeira da turma, isto é, a mais adiantada, com a melhor nota! Um costume da época era o aluno ou aluna de melhor desempenho recebesse um presente do prefeito! Estava na maior expectativa!
   À noite fomos para a cerimônia, importantíssima, que acontecia no Salão Paroquial. Estava lindo, com cadeiras para acomodar a plateia, o palco arrumado, decorado com bandeiras, toalhas brancas, livros, o globo terrestre, flores e uma grande bandeja com nossos diplomas. 
   A secretária da escola fez a abertura e foi chamando os ilustres convidados, para compor a mesa, dando início à importante cerimônia: professores, diretores, inspetor Regional de Ensino, autoridades eclesiais. Para encaminhar o prefeito até a mesa, juntamente com outra colega, fui a escolhida. E lá fomos nós, tímidas, mas, ao mesmo tempo, orgulhosas...
   Após alguns discursos iniciou-se a entrega dos diplomas. A cada nome, um pulo na cadeira, achando que era o nosso. Mas não foi em ordem alfabética, para nos deixar mais nervosos ainda. Que emoção era subir àquele palco, os poucos passos pareciam uma eternidade, com tamanha plateia assistindo e aplaudindo!
   Todos receberam seus diplomas e o meu... nada! Achei que se esqueceram de fazer! E eu fiquei mais nervosa ainda!
   Foi então que o diretor se levantou e disse alguma coisa mais ou menos assim, “que os primeiros serão os últimos”, e tecendo muitos elogios, chamou meu nome. Quase morri, meu coração queria sair pela boca, levante depressa e subi no palco correndo. Ainda assim, consegui lembrar o presente do prefeito. Após calorosa salva de palmas e parabéns de todos da mesa, o diretor continuou me elogiando, que eu teria um grande futuro por ser tão estudiosa. E completou: como prêmio por seus esforços vai receber uma bolsa de estudos para estudar no Ginásio! Que decepção! E o presente do Prefeito? 
   Em seguida fomos convidados a cantar um hino de despedida e, muito bem ensaiados pela rigorosa e competente professora Judith Pequeno Maciel, começamos a cantar: “Adeus, ó Grupo Escolar, vais ficar, vamos partir...”
   Por último, o discurso de despedida, proferido por mim, como reconhecimento por ter conquistado as melhores notas da sala. 
   Pequena e magrinha, a menor da turma, voltei correndo ao palco com um papel na mão, sob os aplausos dos pais, professores e colegas e comecei a falar sem microfone e muito emocionada, após cumprimentar os professores, autoridades, família. “Esse é o primeiro passo, queridos colegas, que damos em nossas vidas...”
   Ao terminar, mais palmas ainda, diplomas na mão, incomodados com as roupas novas, sorriso no rosto e alegria no coração, continuamos a cantar: “Caros professores, queridos colegas meus, chorando eu direi adeus”!
   Até parecia um bando de jovens concluindo, brilhantemente, uma faculdade, pela importância da solenidade, mas era com muita honra o privilégio de ter concluído o quarto ano primário no Grupo Escolar Nossa Senhora das Graças (ESTELA MARIA FREDERICO FERREIRA, página 2, coluna DEDO DE PROSA, caderno FOLHA RURAL, 28 e 29 de janeiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares