segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

FELIZ IDADE?


   São cada vez mais frequentes os anúncios relativos à terceira idade evocando o bem-estar dos idosos e colocando-os como potenciais consumidores já que uma parcela está aposentada podendo contar com algum ganho. Mas no Brasil, entre a ilusão de qualidade de vida e a realidade, existe um vácuo que impede as pessoas que já se aposentaram com salários muitas vezes irrisórios de aproveitarem aquilo que eufemisticamente também é chamado de terceira idade. 
   É certo que há uma indústria do consumo a serviço de quem tem mais de 60 anos, já criou os filhos e conta com uma aposentadoria depois de décadas de serviço. Há agências de viagens dedicadas à terceira idade, serviços de nutrição, clínicas geriátricas e uma poderosa indústria farmacêutica que pode tornar a vida dos idosos bem mais feliz. No entanto, a realidade brasileira está a anos-luz de todo este potencial de investimento na vida e a situação fica ainda mais delicada para aquela camada de população chamada “idoso velho” que se refere a quem tem mais de 78 anos. Saúde é necessidade básica dos idosos porque são mais sujeitos à doenças e a alta no preço dos remédios quase sempre vem cercada de insatisfação por parte da turma que não se sente exatamente contemplada com benefícios que poderiam aliviar suas dores, tornar seu cotidiano mais produtivo ou mesmo aumentar sua expectativa de vida. 
   No último dia 25, a FOLHA publicou matéria sobre o preço dos medicamentos e planos de saúde, com informações nada otimistas para qualquer família e, sobretudo, para quem tem mãe, pai ou avós que necessitam de medicamentos e cuidados constantes. Pelos índices para inflação da FGV/Ibre, os custos com medicamentos e com planos de saúde para os idosos sofreram um grande revés em 2016. A inflação desses itens, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Terceira idade (IPC-3i), foi a maior da série histórica calculada desde 2004. Os medicamentos ficaram 11,33% mais caros no ano passado e os planos de saúde tiveram um acréscimo ainda maior: 13,2%. 
   Os idosos entrevistados afirmam que medicamentos e planos de saúde são as maiores despesas de seu orçamento, ao mesmo tempo em que são indispensáveis. Resta contar com a distribuição de medicamentos gratuitos da rede pública ou apelar para as farmácias populares onde também há remédios grátis ou com até 90% de desconto. O problema se agrava em fases críticas quando nem sempre há remédios disponíveis para todos. Se no país a expectativa de vida da população aumentou 41,7 anos em um século, segundo dados do IBGE, subindo para 75,5 anos em 2015, resta torcer para que a inflação não consuma com preocupação o que seria motivo de felicidade. (OPINIÃO, página 2, segunda-feira. 30 de janeiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares