domingo, 5 de julho de 2015

O APLAUSO À DEMAGOGIA

   


   Redução da maioridade penal não é seleção de calouros, exige outro entendimento.


   Esta semana, presenciamos em 24 horas a rejeição e a aprovação da redução da maioridade penal. Os que respiraram aliviados pela rejeição na quarta-feira, amanheceram na quinta engasgados com a aprovação de uma medida que vai levar o tráfico e o crime organizado a atraírem pessoas cada vez mais jovens.
   Se você é um dos que comemoram a redução da maioridade penal pensando nos crimes cometidos por menores de 18 anos, lamento. Dados da Unicef e e Ministério da Justiça apontam que só 1% dos crimes praticados no Brasil é praticado por menores. Há quem afirme que a pesquisa é um mito, mas não pesquisaram também o suficiente para contradizê-la.  Na falta de correção à altura do erro de enviar moleques para a cadeia – para serem comandados por criminosos adultos  - fico com os índices divulgados pela maior parte da imprensa: cerca de 1% dos menores comete crimes e, na contrapartida, 36% deles são assassinados. Geralmente os de classe mais pobres.
   Você que comemorou a redução da maioridade penal, precisa estender seu olhar ao panorama complexo dessa questão. Não há índices comprovados de redução de violência em países que diminuíram a idade penal e sua aplicação no Brasil me parece a desconstrução do nosso recurso humano mais precioso: a juventude, que deveria ser amparada e não colocadas em celas com feras mais violentas. Ninguém aprende nada num sistema prisional que mantém pessoas em situação sedentária, aguardando prazos de julgamento que nunca chegam, convivendo num sistema responsável por 70% de reincidência.
   AS superlotação das prisões no Brasil é um fato: quase 700 mil prisioneiros estão atrás das grades em regimes que, de vem em quando, eclodem em rebelião com vinganças hediondas que chegam à decapitação de reféns. Vocês devem se lembrar desse sistema “educativo” quando aplaudem leis que enviam jovens para a cadeia mais cedo. Assistir a menos filmes policiais e ler mais autores humanistas pode ajudar. Deixar de assistir aos programas do Datena e admirar o jornalismo classe B de Raquel Sherazade também é boa medida contra o envenenamento das suas emoções.  Aplaudir a prisão precoce, sem se aprofundar no problema, é típico de sociedades acostumadas a auditórios. Não estamos decidindo quem será selecionado num programa de calouros, estamos decidindo os rumos da juventude brasileira, tão vítima da violência quanto qualquer um de nós. Só há uma solução para transformar o cenário social do país: a Educação, justamente a área que tem verbas reduzidas enquanto deputados mal intencionados planejam construir presídios  especiais para a juventude. Querem trocar escolas por celas. Vivemos no Brasil a infância decrépita da justiça social,  erro tão velho e grosseiros quanto estes personagens do Congresso travestidos de justiceiros.  Desconfiem,  seu discurso é o mofo da política, o dejeto da demagogia. Eles não estão só reduzindo a maioridade penal, estão atrasando o Brasil. ( celiamusilli@terra.com.br  página  4 FOLHA 2, espaço
CÉLIA MUSILLI, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 5 de julho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares