quarta-feira, 8 de julho de 2015

FAZEDORA DE SONHOS

  


   Referência em vestidos de noivas em Londrina e região  há  mais de 30 anos, estilista Margareth Carmona reúne histórias para escrever um livro.


   Na próxima quinta-feira, a estilista Margareth Carmona será homenageada durante evento do curso técnico em vestuário do Senai . “Iam me fazer uma surpresa, mas depois ficaram com medo de eu não comparecer. Mas nunca deixei de ir, faço questão de prestigiar esses eventos”, explica Margareth sempre em contato com jovens talentos. “A minha chefe de produção tem 22 anos e já está  comigo á quatro anos”, conta. “É estimulante estar com os jovens”.
   Com 34 nos de experiência criando e confeccionando vestidos de festa e de noivas, a estilista virou uma referência não só em Londrina  como também na região. “Só nasci fora, em Birigui (SP), mas me considero londrinense. Meus pais já tinham escolhido Londrina para se estabelecer, minha mãe carioca, meu pai do interior de São Paulo.
   “Perdi meu pai com 15 para 16 anos, então aos 16 anos eu tive de empreender”, conta Margareth, que usou os ensinamentos de corte e costura que teve ainda no colégio para confeccionar vestidos para as amigas. “Naquela época era alta costura mesmo,tudo feito à mão”, lembra. O traço utilizado para os croquis veio de Belas Artes, em Curitiba.
   Cursos de moda na França e na Itália completam o currículo da estilista. “Conheci o Clodovil em um dos desfiles da Rhodia, que em 1968 era um acontecimento sem igual”, resgata Margareth, sobre um dos ícones da moda brasileira”.
   A estilista não chegou a se casar, “decidi 60 dias antes do casamento e foi a melhor decisão. Pude fazer tudo o que eu quis e não poderia ter feito se tivesse casado” afirma. Mas o vestdo que usaria tinha a sua assinatura. “Não conto quantos vestidos eu já fiz,não gosto. Talvez a moça do financeiro saiba tudo, mas não procuro saber”, confessa.
   Em média, um vestido de noiva assinado por Margareth leva cerca de 90 dias para ficar pronto. “Mas já fiz um em oito dias. Claro que com duas pessoas dedicadas o tempo  inteiro a ele”, diz. “Só que eu gosto mesmo de fazer com antecedência. Quando eu tinha 15 anos, não aprontaram a tempo o meu vestido de debut”, conta a estilista. Ela transformou o trauma da adolescência em uma das suas qualidades, antecipar a entrega do vestido.
   Tenho corpo de 60 anos com cabeça de 30. Só penso em aposentar depois dos 80. E aí  que vou ver o livro”, afirma. Nos últimos anos, Margareth começou a colecionar história de  bastidores com as noivas para publicar um livro, mas tudo com a discrição e elegância que a acompanham. “O vestido da noiva diz tudo”, explica a estilista, que costuma ter uma longa primeira conversa com as  noivas. “Fico cerca de duas horas conversando e vou anotando tudo sobre o que ela realmente quer e espera do vestido”.
   Um dos cursos que ela fez na Itália foi justamente de psicologia para noivas. “Aprendi que a gente tem que ajudar a desenrolar o carretel sem deixar embaralhar”, diz a estilista, numa metáfora de costura que serve bem par definir sua relação com as noivas. Ela desenrola as  histórias  sem perder o fio da meada
   “Não sou boa vendedora, sou boa fazedora de sonhos”, dispara Margareth sobre seu trabalho”. Tanto que 90% das noivas não querem saber de devolver os vestidos, preferem comprar mesmo”, diz, considerando que há dois anos ela também passou a alugar vestidos por conta de uma demanda de mercado.
   O movimento no ateliê só começa depois das 7 da manhã, mas às 6 horas Margareth já está pronta para o dia de expediente. “ Sou mesmo workaholic e sempre tenho que me superar.  Mas  a disciplina que tenho para o trabalho não tenho para os exercícios, por exemplo”, diverte-se. Amante de viagens, ela garimpa inspiração de cada passeio. “O simples fato de sair nas rua me inspira. E os meus bordados são 100% inspirados na natureza.  No  movimento  das folhas, na luz e na textura”, ensina.
   Mesmo em tempos digitais, a estilista ainda desenha à mão os croquis. “Em todos esses anos não me lembro de clientes frustrados com o que o desenho se transformou”, orgulha-se O sonho então vira realidade nas rendas, nas sedas e nos bordados. ( KARLA MATIDA – REPORTAGEM LOCAL, caderno FOLHA GENTE, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 5 de julho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares