segunda-feira, 20 de julho de 2015

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL


   A erradicação das piores formas de trabalho infantil até o final deste ano e a erradicação total do trabalho infantil até 2020 é um compromisso assumido pelo Brasil e demais países signatários de documento firmado junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2006. No entanto, a julgar pelos números apresentados pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil o País está longe de conseguir atingir essa meta.
   Em 2013 (último dado disponível e baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE ) 7,5% das crianças de 5 a 17 anos trabalhavam, índice que totaliza cerca de 3,2 milhões de pessoas. A média apurada d Região  Sul é maior do que a nacional e ficou em 9,6%. No Paraná a taxa é de 8,8% - a menor entre os três Estados. Nas demais regiões, os índices são de 8,2%  no Noete; 8,1% no Nordeste; 7,6% no Centro-Oeste; e 6,2% no Sudeste.
   Os números apontam que é preciso investir significativamente em projetos que possibilitem a reversão desse cenário. A infância tem que ser protegida e não pode continuar a ser exposta a riscos que prejudiquem essa fase que é fundamental par a formação dos seres humanos.
   No Paraná, por exemplo, apenas 14% dos 399 municípios aderiram ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. A iniciativa tem como objetivo tirar crianças de postos de trabalho perigosos, insalubres, danosos ou degradantes. As famílias recebem uma bolsa por filho retirado do trabalho infantil, mas devem manter as crianças frequentando a escola. Segundo a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, há situações de trabalho infantil em praticamente todos os municípios.
   Se em maior ou menor grau o problema é generalizado, a erradicação do trabalho infantil deve ser uma meta a ser buscada por toda a população. O Estado tem que oferecer condições para o desenvolvimento pleno das pessoas e não deixar essa parcela da população exposta à própria sorte. ( Página 2, espaço OPINIÃO 
opinião@folhadelondrina.com.br, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 19 de julho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares