sábado, 4 de julho de 2015

FAMÍLIA CONECTADA


   Grupos do WhatsApp ajudam famílias a manter contato diário e estreitam relações.

   Esqueça os almoços de domingo. As conversas, confusões e até desentendimento em família ganharam um novo palco os grupos de WhatsApp. Tão comuns quanto o próprio aplicativo, os grupos de família costumam reunir integrantes de diversas idades em bate papos diários sobre os mais variados assuntos. A família Dakkache, de Londrina, por exemplo, sempre foi muito unida, mas pode estreitar ainda mais os laços no grupo do WhatsApp. Com cerca de 20 integrantes – que vão desde a matriarca da família, Salime  Dakkache, de 80 anos, até o pequeno Pepo,  de seis  - o grupo  virou ponto de encontro dos parentes diariamente.
   “É uma ótima ferramenta, pois aproxima muito as pessoas. É uma forma de saber o que todo mundo está fazendo de maneira muito rápida. Eu mesma não me lembro quando foi a última vez que usei o telefone”, avalia Neia, nora de Salime. “Hoje em dia a vida é muito corrida, por isso, não dá para ficar ligando para cada um.  O  grupo nos mantém informados sobre todo mundo da família de forma mais prática”, acrescenta Sara, filha de Salime, que também integra o grupo.
   Apesar de ser de outra geração, Salime fez questão de participar do grupo da família e hoje já observa os benefícios da nova tecnologia. “A melhor parte é poder falar com todo mundo, os filhos, os netos, os genros e noras, ao mesmo tempo. Antes eu tinha que ligar para cada um para saber das coisas, agora está bem mais fácil”,  comenta ela, que entrou no grupo este ano, logo após ganhar um samartphone dos filhos como presente pelos 80 anos de vida. “De vez em quando, quando tenho alguma dúvida, peço socorro e o pessoal me explica  como funcionam as coisas. Mas á aprendi a mexer bem”.
   Já na família de Flávia Batistella e Silvana Kantor foram 15 primas que cresceram juntas, que resolveram se reunir num grupo de WhatsApp. “Na nossa família as tias sempre foram muito ligadas e sempre fizeram questão de manter a família unida. Nós, primas, crescemos juntas em Londrina e no sítio de meus  avós,  mas depois que viramos adultas cada uma tomando um rumo diferente. Depois de um tempo sentimos falta de estarmos mais em contato.  Tentamos por telefone, mas não funcionou muito bem, e resolvemos criar a “Arca das Primas”, explica Silvana.
   No “Arca das Primas”, criado há dois anos, cada prima é identificada por um bicho. “É uma brincadeira nossa. Eu, por exemplo, sou a galinha, pois tenho quatro filhos pequenos que estão sempre em volta de mim.  Uma  outra é o porco, pois ela não gostava muito de tomar banho na infância e por aí vai”, comenta Flávia. Atualmente, além das 15 primas, duas tias também participaram do grupo que serve como espaço para trocar experiências e colocar a conversa em dia. “Hoje mesmo com cada uma morando em um  lugar, conseguimos manter o contato  . O  grupo ajudou a gente a resgatar a amizade que tínhamos na infância”, valoriza  Flávia. ( BRUNA QUINTANILHA – REPORTAGEM LOCAL)

   Diversão garantida

   Com cerca de mil mensagens por dia, o grupo da família Dakkache coleciona diversas conversas divertidas e histórias engraçadas no WhatsApp. “A gente usa como achados e perdidos, para marcar encontros e ficar batendo papo. Esse dias, por exemplo, teve  uma luta durante a madrugada e ficamos eu e meus sobrinhos trocando figurinhas até tarde”, conta Sara Dakkache. Além disso, até algumas vendas são feitas no grupo. “Tenho uma irmã que mora qui e vende cosméticos.  Quando ela vem eu já passo a lista de produtos que quero pelo grupo e ela traz as encomendas”, complementa Sara.
   A ala infantil, bastante ativa no aplicativo, é tida como a campeã de fotos e vídeos no grupo da família. “Aqui cada mergulho é um flash”,   brinca Salime Dakkache que, com 80 anos, também  surpreende a todos com suas mensagens de texto e voz. Diante de tamanha movimentação , nem todos os membros da família “dão conta” de acompanhar as conversas. “Eu já silenciei o grupo várias vezes, mas não saio porque gosto de ter esse contato com todo mundo, revela Talita, neta de Salime. Já aqueles que saíram do grupo ou nem chegaram a entrar precisam enfrentar a pressão do resto da família para integrar o time do WhatsApp.
   De acordo com os Dakkache, o grupo nunca causou nenhuma briga, já que todos os integrantes levam as conversas de maneira tranquila. “As coisas que a gente conversa ou que acontecem por lá acabam virando assunto depois, quando nos encontramos.  É  tudo bem divertido e damos muitas risadas quando lembramos”, conta Sara, que relembra: “uma vez minha cunhada foi na casa da minha sobrinha com um pé de cada sapato. Minha sobrinha acabou tirando foto e mandando no grupo. No mesmo dia todo mundo já  estava sabendo e rindo da situação”. ( B.Q.) FOTO; RICARDO CHICARELLI.)

   ESPAÇO DE APOIO



   De uma família bastante religiosa, as primas da “Arca das Primas” costumam usar o grupo do WhatsApp para dar apoio umas às outras. “Sempre que alguém tem algum problema  ou está passando por uma situação delicada, pede  ajuda lá no grupo e todas nós entramos em oração”, comenta Flávia Batistella. Segundo Silvana Kantor, que também integra o grupo, o apoio das primas via WhatsApp foi essencial para superar um momento delicado . “Há dois anos, logo que criamos o grupo, eu estava passando por uma fase difícil e e a ajuda das minhas primas pelo grupo me fortaleceu muito. Digo que não dava nem tempo de eu ficar para baixo porque elas  me levantavam, sempre perguntavam  como eu estava e faziam de tudo para me animar”, conta.
   Além do apoio incondicional, as primas garantem que se divertem muito no aplicativo. “Quando uma viaja todas nós viajamos junto. Vamos compartilhando fotos e é como se estivéssemos todas juntas, além de combinarmos nossos encontros, todos por lá”, relata Flávia, que complementa: “agora que entraram duas tias n grupo, tem dia  que é só confusão, Elas não sabem mexer direito então acabam trocando a foto, se excluem do grupo  e é só risada”.
   Por serem muito ligadas, as primas garantem que não há brigas no grupo. “Nós não deixamos acontecer. Sempre que percebemos que alguém está com algum problema logo vamos saber o que está acontecendo. Não deixamos nada mal resolvido”, explica Silvana, que gostou tanto da experiência com as primas que já criou um grupo de família com seus filhos, moras e genro. “Tenho três filhos: dois meninos e uma menina e para saber deles  e manter contato criei o “Amores e agregados”, que também está sendo uma experiência bem bacana”. ( R.Q. FOTO: LIS SAYURI. FONTE: FOLHA DA SEXTA, COMPORTAMENTO , PÁGINAS 14, 15 e 16, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, 3 de Julho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares