terça-feira, 7 de julho de 2015

CONTRA A DESIGUALDADE SOCIAL, BOM ALUNO COMPLETA 15 ANOS



Programa incentiva bons alunos de baixa renda, oferecendo apoio educacional e estimulando o potencial de crianças e adolescentes.

   Prestes a completar 15 anos de existência, o Programa Bom Aluno Londrina (Ibal) já colaborou com a formação de centenas de pessoas. Graças ao apoio que vai do ensino fundamental até o período de pós-graduação , o Programa transforma crianças de baixa renda e, teoricamente, com pouco acesso aos estudos, em médicos, farmacêuticos e engenheiros, por exemplo. “A  ideia  é  transformar a vida desses alunos  e combater a desigualdade social. “, destaca a psicóloga do programa, Michele da Costa de Souza.
   O programa beneficia os alunos com as melhores notas e tem o objetivo de dar apoio educacional para estimular todo o potencial da criança. Para isso, oferece aulas de nivelamento, estimula o hábito do estudo e ainda oferece aulas de idiomas. Mas para participar do projeto o estudante deve receber uma indicação da escola pública onde estuda e fazer a inscrição no site www.bomaluno.com.br . é preciso também ter nota média mínima de 7 em todas as matérias e manter 90% de freqüência escolar.
   Depois da avaliação do histórico escolar, o candidato passa por provas de matemática e português. Por fim, a equipe do projeto visita a casa da família para saber mais sobre a vida e a rotina do estudante.
   O programa é custeado por um grupo de cerca de 15 empresas da cidade e conta ainda com a parceria de diversos colégios particulares. O programa Bom Aluno existe em diversas cidades brasileiras. Em cada uma delas, é mantido por empresas locais. Atualmente, 60 alunos, em diversos níveis escolares, são assistidos pelo programa em Londrina.

   Apoio  

   Um desses bons alunos é Ephraim Luiz França, atualmente estudante do primeiro ano de ciências biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele foi selecionado pelo programa quando cursava o sexto ano do ensino fundamental na Escola Estadual Marcelino Champagnat. No ano seguinte, após receber aulas de apoio, França começou a estudar em uma instituição de ensino particular,  o Colégio Interativa. “Por conta das aulas preparatórias, cheguei sabendo alguns conteúdos que eu ainda  iria estudar naquele ano. Mas se não fosse a estrutura do Bom Aluno, dificilmente teria condições de acompanhar as aulas em um colégio diferente”.
   Já no nono ano, França iniciou um trabalho científico que provou que o faro das abelhas é capaz de identificar as mais diversas substâncias, até mesmo drogas. “As abelhas podem ser utilizadas em trabalhos que hoje são realizados por cães farejadores”, explica. Ainda no período escolar, o trabalho foi publicado em uma revista científica da Universidade de São Paulo (USP) e levou o estudante à feira internacional para jovens estudantes em Londres, a London International Youth Science Forum ( LIYSF). Seguindo o caminho natural de um bom aluno, aos 16 anos, França foi aprovado no vestibular de três universidades : UEL, UEM e UFRJ. “Mas optei pela UEL para continuar em casa.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨     desafio

    De Londrina para a Austrália


   Também estudante de ciências biológicas, André Lucas Cuenca  já decidiu encarar desafios mais arriscados e atualmente estuda na Universidade de Melbourne, na Austrália. “Vim para cá por conta do Programa Ciência Sem Fronteiras ( do governo federal). Mas acho que isso só foi possível  porque o Bom Aluno ampliou minhas oportunidades e fez com que portas se abrissem mais facilmente para mim.”, contou à reportagem por e-mail. Cuenca conta que aprendeu inglês graças às aulas oferecidas pelo Bom Aluno. O teste de proficiência em inglês, fundamental para o intercâmbio estudantil, foi custeado com a ajuda do Bom Aluno. “Mais uma vez, o programa apoiou minhas decisões e isso foi fundamental porque esses testes são particularmente caros. (TATIANE SALVATICO tatianes@jornaldelondrina.com.br  página 11 – geral – PROGRAMA, publicação do JORNAL DE LONDRINA, terça-feira, 7 de julho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares