domingo, 19 de julho de 2015

ARTE A SER INTERPRETADA




Hoje vivemos no Brasil uma crise de interpretação de obras de arte.


   Outro dia recebi de uma amiga o link com o trecho do espetáculo “O Balcão”, de Jean Genet, dirigido pelo argentino Victor Garcia e encenado no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, em 1967. Logo nas primeiras cenas fui tomada por imagens aéreas, atores subindo e descendo rampas, conduzidos por guindastes, numa cenografia caprichada, com atores como Célia Helena, Raul Cortez,  Jofre Soares, Sérgio Mamberti, a própria Ruth Escobar e outros grandes mergulhados em interpretações vigorosas. Fiquei pensando como naqueles anos duros o teatro e a arte em geral eram capazes de provocar o público, tirando-o da passividade. O que fazia no palco provocava a libido. Era o teatro/paixão do qual ainda vemos sinais importantes por aí, bem longe do circuito comercial dos “famosos” que frequentam o Faustão.
   Na montagem de “O Balcão” havia o toque de mestre de Wladimir Pereira Cardoso, que fez os cenários que dão a dimensão da complexidade desse espetáculo nos tempos em que os recursos técnicos não eram a metade do que são hoje. Mas havia o prazer pela engenhosidade, a carpintaria, o desafio de encenar o impossível. Wladimir, que foi casado com Ruth Escobar, praticamente morava no teatro. Para essa montagem passou 20 horas por dia trabalhando com sua equipe, numa espécie de obsessão criativa.
   Visto hoje, o espetáculo também impressiona pela ousadia da encenação de um texto de Jean Genet que toca em tabus através da crítica a instituições seculares: a igreja, o poder judiciário,  policial e político colocados em xeque no bordel de Madame Irma, onde os mais diferentes tipos confrontam suas perversões . Escrito nos anos 50, ele mantém a atualidade e serve  como carapuça ao cenário da realidade.
   Victo Garcia encenou quatro espetáculos no Brasil – “O Balcão” e “As Criadas” de Jean Genet. “O Cemitério de Automóveis” – na verdade, um mix de textos de Fernando Arrabal -, e “Yerma” de Frederico Garcia Lorca – todos produzidos  por Ruth Escobar. O diretor  argentino causou furor no Brasil e na Europa. Ouvi de quem assistiu aos espetáculos dele aqui e na França que o impacto na época foi grande . O diretor andava pelo fio da ousadia com suas próprias pernas, de forma original.
   Depois de assistir a um trecho de “O Balcão” , fui atrás de mais informações e percebi claramente que o teatro dos anos 60/70, apesar da ditadura, tocava em temas que hoje divide opiniões nas redes sociais, como o uso da cruz para outro fim que não o religioso. O programa do espetáculo “O Cemitério dos Automóveis”, dirigido por Victor Garcia, trazia um homem deitado sobre o tanque de uma motocicleta com os braços em forma de cruz, como alusão ao Cristo como um mártir da era industrial. Será que isso hoje causaria censura? Acredito que sim. Depois que vi até o Papa ser censurado porque recebeu de Evo Morales uma cruz esculpida por um padre jesuíta que tem na base a foice e o martelo, acredito que estamos retrocedendo não só sob os pontos dos costumes, mas sob o ponto de vista da capacidade de fazer a leitura correta dos signos sem o moralismo que transforma em tabu e pecado o que é apenas crítica. Que falta faz as aulas de interpretação de textos ou, mais exatamente, de interpretação da arte. ( TEXTO ESCRITO POR CÉLIA MUSILLI  celiamusilli@terra.cim.br página 4, FOLHA 2,  espaço  CÉLIA MUSILLI, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo. 19 de julho de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares