sábado, 4 de julho de 2015

DETALHES DI COTIDIANO INSPIRAM LIVRO DIGITAL



   Maria Helena Moura Arias está lançando Poemas em Azul, disponibilizado gratuitamente na internet.
  
   As impressões do cotidiano, normalmente sobre plantas e a natureza, estavam guardadas num pasta do computador . São dez anos ou mais de escrita de poemas, que agora viraram um livro virtual. Poema  em azul, que a escritora Maria Helena de Moura Arias disponibilizou gratuitamente no ISSUU para ser lido e baixado gratuitamente. O projeto gráfico contou com a ajuda do designer Marcos da Mata, que também assina os desenhos.
   “São textos escritos há muito tempo, a partir de coisas que eu via e ouvia em casa. Poemas que as pessoas mais jovens vão estranhar, porque são coisas de pessoas mais antigas. Lembranças da infância, coisas que minha mãe contava e falava”, explica Maria Helena.
   Eram textos despretensiosos, que ela ia registrando no computador paralelamente  projetos que ia escrevendo, entre eles Palavrio ( Ed. Scortecci), que a autora lançou o ano passado.
  
Desta vez, Maria Helena resolveu que ia se valer de pequenas rimas e nenhuma métrica específica para dar musicalidade às palavras. “Não entendo disso (métricas) . Achei que tinha uma sonoridade especial”, Conta Maria Helena. Até porque, quando iniciou a escrita dos textos, nem pretendia editar e lançar. “Nem imaginava em fazer o livro. Nem pensava em publicar”.  Entretanto, os poemas estavam guardados nos arquivos do computador e bastou modificar alguns e corrigir outros.

   OBSERVAÇÕES

   A maioria dos poemas diz alguma coisa sobre a natureza e o cotidiano de Maria |Helena, que tem algumas plantas no quintal. “É sobre flores, família, tenho algumas plantas no quintal. São observações simples, cotidianas, ressalta.
   Material farto, por exemplo, para Marcos da Mata se inspirar para fazer alguns desenhos. “O projeto gráfico foi bem fácil de desenvolver, uma vez que os temas dos poemas já inspiravam uma atmosfera sutil e delicada  que foi fácil representar imageticamente”, conta, em entrevista por e-mail.
   O fato de ter trabalhado com Maria Helena na Eduel,  durante alguns anos,ajudou no projeto como um todo. “Os desenhos são uma mistura de testes manuais e sobreposições, e arte-final digital, com a intenção aquarelável, mas com um aspecto disforme, como cenas de sonhos. Essa proximidade deixou  tudo mais fácil, pois fiz as artes inspirado na visão e personalidade dela”.
   A ideia de disponibilizar o livro na internet foi, na realidade, uma questão prática. Editar em papel está muito caro. Então,  Maria Helena aproveitou as possibilidades  da plataforma digital ISSUU, que permite disponibilizar páginas gratuitamente.
   Eu tenho um blog mas não aceita arquivo em PDF. O ISSUU é para revistas e jornais, mas aceita gratuitamente até algumas páginas “. Então, a autora registrou no ISBN ( International Standart Book Number ) para que a publicação tivesse todas as características de um livro impresso. “Tem todas as formalidades, mas é virtual e gratuito”, afirma a autora.

   Serviço


   O livro Poemas em azul, de Maria Helena de Moura Arias , pode ser acessado gratuitamente pelo endereço: HTTP//isuu.com/helenarias/docs/poemasemazul-definitivo-30maio2  página 24, cultura – Literatura,
 FÁBIO LUPORINI fabiol@jornaldelondrina.com.br   publicação do JORNAL DE LONDRINA, 3 de julho de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares