sábado, 15 de setembro de 2018

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DISRUPTURA, INFLEXÃO E REDIMENSIONAMENTO


   Desenvolvimento, tecnologia, indústria, trabalho e educação permeiam o atual momento que é de mudanças e incertezas. A tecnologia advém do conhecimento e promove impactos profundos na humanidade que já passou por três Revoluções Tecnológicas, transformadoras da sobrevivência e convivência social. Revolução significa mudança de paradigmas, diruptura de conceitos e inflexões que redimensionam os recursos humanos e materiais de uma sociedade exigindo preparo e melhor educação. 
   A primeira, entre um milhão e 400 mil anos atrás, o domínio do fogo que aqueceu, melhorou e conservou os alimentos e sua absorção. Imaginam-se grupos humanos em torno de uma fogueira protegendo-se de predadores, conversando, trocando experiências, transferindo conhecimentos em um processo civilizador que moldou nossa evolução. A educação nasceu dessas interações. A segunda, há dez mil anos, protagonizada pela agricultura e pecuária, melhorou a alimentação, sedentarizou grupos humanos, erigiu cidades e o Estado, gerando necessidades e o desenvolvimento de novas necessidades e capacidades que, supridas eram ensinadas às novas gerações. Aprendeu-se a trabalhar o cobre, o bronze e o ferro. Produziram-se riquezas, guerras e destruição, mas a colaboração prevaleceu e a humanidade sofisticou-se material, social e intelectualmente. A terceira foi a industrial, surgida na Inglaterra no século 18. A produção a ser feita por máquinas, substituindo a força e as habilidades humanas. Suprimiu formas de organização do trabalho, fez surgir novas profissões, habilidades e necessidades. Transformações intensas que ainda não cessaram, dividindo-a em quatro grandes períodos, com outras revoluções rápidas, disruptivas, inflexivas, paradigmáticas, exigindo novas capacidades. 
   Da máquina de vapor da Primeira Revolução Industrial ao motor a combustão da Segunda em fins do século 19 e início do 20, com o uso intenso do aço, eletricidade, química fina, automóvel e linha de montagem. A humanidade aproximou-se com o telégrafo, telefone e o rádio. Mudaram-se conceitos, usos e costumes, a educação firmou-se como bem intangível dos povos. 
   O século 20 foi marcado por conflitos, guerras e divergências, intensidade é a palavra que o define melhor. Em seu final, a globalização impulsionou a Terceira Revolução Industrial, a tecnologia da informação e uma poderosa infraestrutura de comunicações. Investiu-se em áreas então impensadas: computadores, linguagem digital, comunicação via satélite, conexão de equipamentos, maior difusão de informações, inteligência artificial, etc. Chegou-se a Quarta Revolução Industrial ou 4.0, discutida em editorial desta FOLHA (19/7), melhor expressada pela internet, a rede mundial de computadores. 
   A Revolução 4.0 produz progresso, sofisticação, facilidades e gera angústias nas pessoas, a exemplo das revoluções tecnológicas anteriores. A rapidez e aplicação imediata de seus produtos faz com que uma parcela significativa da população mundial não consiga compreendê-la e encontrar o seu espaço nos cenários produtivos que se desenharam. A fragilidade do trabalho, da qualificação profissional e do conhecimento nunca foram tão intensos. 
   A desqualificação se combate com educação, cada vez mais necessária, no ritmo das transformações tecnológicas, em especial as da informação e comunicação. Educação, cujos problemas no Brasil foram mostrados pela FOLHA (GERAL 31/8), exige investimentos na formação de professores, capacitação contínua, redimensionando a prática docente e sua importância. Sem bons profissionais motivados, comprometidos e com recursos materiais, não haverá condições do País adentrar ao novo mundo que emerge tomado por máquinas que não possuem compaixão e emoções. O professor é um modelo e exemplo forte na formação das gerações que já nasceram conectadas e digitalmente aproximadas. 
   Investir em educação, qualificar professores, preparar o País, viver a Revolução 4.0, envolvendo a sociedade é o mínimo que se espera do Estado. Tecnologia, educação e desenvolvimento capazes de enfrentar a disruptura , a inflexão e possibilitar o redimensionamento adequado de nossos recursos humanos e materiais. Uma ação, um comprometimento mais que político, social. (FONTE: Crônica escrita por ROBERTO BONDARIK docente e pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 13 de setembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). * Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. Email: opiniao@folhadelondrina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares