sábado, 15 de setembro de 2018

O ALVORECER DE UMA NOVA IGREJA



   Apesar das turbulências que perturbam a paz, a ponto de muitos se declararem descrentes de um poder superior e de ritos e pregações de igrejas dominantes, a humanidade veio evoluindo na busca de caminhos da espiritualidade – que não significa o mesmo que religiosidade, porque esta se estriba na obediência a dogmas eclesiais e aquela é um estado de comunhão com Deus. A tendência é que os fieis passem a buscar também fora de seus sistemas de crenças as respostas para as dúvidas que muitas vezes seus pregadores não lhes sabem dar. A escrituras resultam em múltiplas interpretações, por isso muitos incursionam também pelo campo de outras revelações, hoje bastante disseminadas porque lotam as livrarias e as infovias. Serão então esses buscadores que reformularão fundamentos de suas próprias igrejas, porque também a iluminação divina opera na disseminação de novos entendimentos. 
   O papa Francisco, notável pela preocupação com a conduta de seu corpo sacerdotal e de posturas radicais, vem realizando um fecundo trabalho de conscientização, e é apenas o que ele pode fazer por enquanto, e assim mesmo encontrando resistência de parte de cardeais e de certos padres jovens. Diz-se por enquanto porque ele não ousou ainda incursionar por caminhos proibitivos pelos hierarcas da igreja e pela maioria dos fieis. A mudança será lenta e gradual. As igrejas dominantes já foram piores. Rememore-se a inquisição e as “guerras santas”, hoje inaceitáveis. 
   Outro tema que passa distante são os fundamentos das igrejas organizadas que não aceitam a existência de outros mundos habitados por seres semelhantes a nós, mais evoluídos ou menos evoluídos, porém igualmente humanos. E tabu maior ainda é a lei das oportunidades de redenção que a misericórdia divina nos concede, que é a das vivências sucessivas em diferentes corpos, com vindas e idas e assim quantas vezes forem necessárias, aí incluindo a transmigração para outras dimensões além de nosso planeta. Nos lembremos do que revelou Jesus que “na casa do Pai há muitas moradas”, e sobre isto as igrejas nada falam. O catolicismo dos primórdios cultuava o dogma dos retornos pelo renascimento. Mas depois, decretos de fora da igreja mudaram isto, e tal dificultou o entendimento dos cristãos acerca de certos fenômenos da vida humana aparentemente inexplicáveis. 
   De muitas coisas as igrejas dominantes ocultaram registros, e os Concílios de Trento e Niceia reduziram a quase nada os ensinamentos das verdades transcendentais, emanadas do próprio Jesus. Esse não alcance pleno das verdades eternas ainda persiste nas três grandes religiões, porque muitos escritos foram modificados ou destruídos. Houve por isso um retardo nos passos da evolução espiritual dos fieis, que foram convertidos mais em adoradores e ignoraram o poder divino em si próprios, por isso sofredores e com incertezas. Creia quem quiser e como quiser, mas imagino que no plano onde se encontra, Jesus está desgostoso com isso... porque os homens não entenderam por inteiro o sentido de muitas de suas palavras. (FONTE: Crônica escrita por WALMOR MACCARINI, jornalista, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, 15 e 16 de setembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA. *Os artigos devem conter os dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail: opinao@folhadelondrina.com.br).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares