sábado, 29 de setembro de 2018

UM SETOR QUE VAI BEM NO BRASIL


   Depois que a Embrapa instalou-se, no final dos anos 1970, a agricultura brasileira deu um grande salto de qualidade tirou o Brasil no atraso nesse setor. De importador, o país converteu-se em um dos celeiros do mundo. Reportagem da revista VEJA, citando informações do Ministério da Agricultura, demonstra que nos idos de 1968 produzimos 1.200 quilos de grãos por alqueire e agora chegamos a 3.750. Foi um crescimento várias vezes maior que no início. O cerrado foi ocupado por plantações, pela implantação da tecnologia em solo ácido, ao tempo em que a Embrapa desenvolvia sementes adequadas àquele bioma. Com o aumento da produção e da produtividade , intensificou-se a exportação de grãos, e também a população bovina foi beneficiada, convertendo o Brasil no maior exportador mundial de proteína animal. A revista se foca na modernidade que já pontifica, como o uso de drones equipados com câmaras e que podem detectar, por exemplo, a presença de ervas daninhas, e com isso os defensivos só são aplicados nesses pontos, sem necessidade de cobrir toda a área plantada. 
   Mas os avanços estendem também ao uso de maquinaria automatizada, que opera por controle remoto e, nos terrenos planos, dispensa o operador. Inspirada pelo regime militar, a Embrapa é um exemplo e excelência em pesquisa e fornecimento de resultados, e deles se beneficiam as culturas extensivas e também as dos médicos e pequenos produtores. É válido ressaltar, nesse campo, o ufanismo do Brasil que dá certo mesmo com as investidas de coloração ideológica contra o agrotóxico.
   Nestes tempo de turbulência política e de desesperança de atitudes cooperadoras dos governos, há uma legião de pesquisadores idealistas que não esmorecem, porque movidos acima de tudo pela consciência profissional. Pude conhecer ( não tão recentemente, mas sei que as coisas não mudaram) o que a Embrapa faz na região do cerrado, demonstrando que não há solo improdutivo com o uso da tecnologia e onde, “em se plantando tudo dá”, como relatou Pero Vaz de Caminha na carta ao Rei.
   Mesmo com problemas de infraestrutura ainda por corrigir e com o desencanto ante os frequentes casos de corrupção governamental, os brasileiros patriotas – que formam a maioria – acreditam nas potencialidades deste intenso território pátrio ainda por explorar, e, independente das regalias que contemplam os detentores do poder político, carregam o Brasil nas costas e seguram a barra, e, não contando com a esperada parceria dos governantes – mas apesar deles – marcham em frente, e resolutos. Poucos dias antecedem a eleição do Presidente da República, dos governantes, de senadores e deputados federais e estaduais, então esta é mais uma oportunidade de os cidadãos decidirem que tipo de governantes desejam. (FONTE: Crônica escrita por WALMOR MACCARINI, jornalista, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, 29 e 30 de setembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA * Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail: opinião@folhadelondrina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares