sexta-feira, 14 de setembro de 2018

ELEIÇÃO, CENÁRIO DA INDECISÃO


   A última pesquisa eleitoral Datafolha, divulgada na última segunda-feira (10) mostram resultados que contrariam as expectativas em relação ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), depois daquele incidente em Juiz de Fora, na última quinta-feira (6), quando o candidato foi vítima de uma facada. 
Imediatamente após a ocorrência, muitos imaginavam que o candidato teria uma margem de preferência muito maior que os 24% apontados na pesquisa, que significam apenas 2 pontos percentuais a mais do que o último resultado que mostrava Bolsonaro com 22% das preferências. O candidato oscilou rigorosamente dentro dos 2% calculados como margem de erro, sem obter um ganho relevante. 
   Em segundo lugar, Ciro Gomes (PDT) obteve 13%, seguido de Marina Silva (Rede) com 11%; Geraldo Alckmin (PSDB) com 10% e Fernando Haddad (PT) com 9%. Abaixo desse patamar incluem-se os outros candidatos com números rarefeitos – que vão de 3 a 0% - para disputar uma campanha eleitoral visando a presidência da República, sem contar os votos dos indecisos. 
   A pesquisa Datafolha foi o primeiro levantamento desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou a candidatura de Luís Inácio Lula da Silva (PT) que continua preso em Curitiba, condenado a mais de 12 anos por corrupção e lavagem de dinheiro. 
   Nesta quarta-feira (11), o PT anunciou oficialmente a substituição de Lula por Haddad pondo fim a um capítulo apontado por muitos como uma pedra no caminho dos partidos de esquerda e centro-esquerda no Brasil. Para alguns, a incerteza fazia com que os eleitores também oscilassem ainda mais. 
   Quanto a Bolsonaro, uma pesquisa anterior, feita pela XP/Ipespe, realizada entre 5 a 8 de setembro, chegou a apontar o candidato com 30% da preferência, abrindo cerca de 10 pontos percentuais em relação à performance antes do incidente em Juiz de Fora .Se num primeiro momento a condição de vítima de um atentado parecia favorecer o candidato , esse prognóstico, que chegou a ser considerado por alguns analistas apenas um afago dirigido ao mercado, murchou com a nova pesquisa Datafolha que mostrou um cenário pouco diferente do que já se conhecia. 
   O fato é que estas eleições seguem marcadas por circunstâncias graves – com um potencial candidato preso e outro gravemente ferido – sem contar os escândalos que aqui e ali abatem quase todos os partidos, desde que começou a Operação Lava Jato. 
   Num cenário ainda confuso, a 25 dias das eleições, nenhum candidato a presidente parece ter fôlego suficiente para ser eleito num primeiro turno. E, com a possibilidade quase certa de um segundo turno, ninguém imagina qual será o resultado que segue nebuloso, num tipo de pleito no qual nem mesmo a invocação de um vidente pode garantir ao Brasil quem será o próximo presidente. (FONTE: Página 2, FOLHA OPINIÃO, opinião@folhadelondrina.com.br quarta-feira, 12 de setembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares