terça-feira, 18 de setembro de 2018

A RESSOCIALIZAÇÃO DOS PRESOS PELO TRABALHO


   A ressocialização por meio do trabalho ganhou um forte aliado. Uma portaria publicada no dia 14 de setembro, no Diário Oficial da União, determina que empresas contratadas pela administração pública são obrigadas a utilizar a mão de obra de detentos e ex-detentos em contratos com valor anual acima de R$330 mil. Dependendo do gasto do governo, cota para egressos e presidiários varia de 3% a 6% do pessoal. 
   Em Londrina, a nova portaria ainda Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização já sugere a contratação de apenados. O contato mais recente do serviço de limpeza e varrição pede a contratação de 17 detentos do regime semiaberto. Os presos que trabalham recebem menos do que um salário mínimo e a contratação deles não implica em pagamento de encargos trabalhistas por parte do órgão público beneficiado pela mão de obra. O regime de trabalho dos presos é definido pela Lei de Execuções Penais e vantagem é a remissão de um dia de pena a cada três trabalhados. 
   Reportagem da FOLHA desta terça-feira (18) traz entrevistas com homens que cumprem pena no regime semiaberto, em Londrina. O preconceito é uma barreira enfrentada pelos ex-detentos, que buscam o mercado de trabalho. Se a busca por um emprego está difícil para muitos brasileiros, para quem acabou de sair da cadeia, a situação é mais dramática. Muitas vezes, a discriminação acaba por ajudar a levar o indivíduo novamente para o crime e, consequentemente, para a prisão. Sendo bem aplicada, a nova lei terá potencial de transformar a realidade de quem deixa a prisão sonhando em mudar de vida, além de auxiliar s reduzir o número de reincidentes. É claro que, para alcançar os resultados políticos esperados, as empresas contratadas pela administração públicas precisam tratar os funcionários presos como os outros colaboradores, sem discriminação, fornecendo a remuneração e os benefícios assegurados pela lei. A médio e longo prazo ainda significa diminuir a superpopulação dos presídios e as circunstâncias degradantes e violentas que ocorrem em decorrência dessa situação. (FONTE: Editoral do jornal Folha de Londrina, página 2, FOLHA OPINIÃO, terça-feira, 18 de setembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares