segunda-feira, 17 de setembro de 2018

CRÔNICAS E CRONISTAS



          Portal do Instituto Moreira Salles traz de volta cronistas que marcaram épocas
   Cronistas também precisam falar de crônicas. E, esta semana, soube que o Portal Moreira Salles (MS) acaba de criar um espaço especial para a crônica brasileira. Inicialmente, seis dos maiores cronistas brasileiros formam os pilares do portal: Rachel de Queiroz, Rubem Braga, Antônio Maria, Clarice Lispector, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Rezende. 
   Ao todo, já são 2.519 crônicas, o que dá a medida da produção intensa desses autores ao longo de sua vivência e colaboração com jornais e revistas. Cabe destacar que muitos dos textos estão publicados tal como foram vistos por leitores ao longo das décadas. O acervo é formado por vários recortes recolhidos na imprensa pelos autores ou por seus leitores. Isso me faz pensar que, mesmo com toda tecnologia digital, ainda é importante guardar o registro em papel dos textos que, mais que resgatar, ilustram uma fase do jornalismo. A ideia é que a plataforma seja sempre alimentada com novos recortes, segundo o texto de apresentação do portal que é editado por outro cronista reconhecido: o jornalista Humberto Werneck, que conta com a curadoria de Elvia Bezerra (MS) e Rosângela Rangel (Fundação Casa de Rui Barbosa).
   Já é possível acessar cerca de 816 crônicas de Rubem Braga, que começou a escrever profissionalmente aos 15 anos, no Correio do Sul, de Cachoeiro do Itapemirim (ES), firmando-se depois como cronista e uma das maiores expressões do gênero no Brasil, com seu estilo por vezes ácido, irônico ou bem humorado. O cronista oscilava, como muitos, entre os textos poéticos e as duras críticas que escrevia em forma de artigos. Fazia crítica social de primeira linha, sabia contestar governos autoritários e chegou a ser preso durante pelo Estado Novo pelo que escrevia. 
   Clarice Lispector também está no portal, através de seus textos profundos, na abordagem da realidade mais corriqueira. Conhecida pela sofisticação na linguagem, bem como pelo conteúdo psicológico de sua escrita, a autora consagrou-se não só como cronista, mas como romancista, deixando à literatura nacional obras que se inscrevem entre as mais destacadas da produção contemporânea, como “Perto do Coração Selvagem” (1943); “A Paixão segundo GH” (1964) e “A Hora da Estrela “ (1977), depois transformado em filme por Suzana Amaral. Além de Clarice, o espaço conta com as crônicas de Rachel de Queiroz, outro expoente da literatura de autoria feminina. 
   Otto Lara Rezende e Paulo Mendes Campos também estão entre os cronistas inaugurais do Portal, eles integram juntamente com Fernando Sabino e Hélio Pellegrino uma das gerações mais importantes de escritores mineiros. Paulo Mendes Campos – tido como o amor impossível de Clarice Lispector - foi um dos principais colabores da imprensa carioca, mais assiduamente em “O Jornal”, “Correio da Manhã” e “Diário Carioca”. Escreveu também durante anos para a revista Manchete. 
   O novo Portal traz de volta estilos díspares , dentro de um gênero que aproxima autores e leitores, através de temas cotidianos e linguagem coloquial que sempre revelam aquilo que os olhos do cronista registram de forma peculiar e que passaria batido aos olhos de um observador comum. O gosto pela crônica mostra que é possível registrar um outro cotidiano, às vezes de forma mais crítica, às vezes de forma mais delicada ou poética, do que aquele que o senso comum distingue, sem notar suas peculiaridades reveladoras ou potencialmente transformadoras da realidade. 
O Portal da Crônica Brasileira, que pode ser acessada no endereço cronicabrasileira.org.br, chega para reunir autores de gerações e sensibilidades distintas que nos dão uma visão geral da grandeza da literatura nacional. Ele conta ainda com crônicas quinzenais do editor Humberto Werneck e as ilustrações magníficas de Cássio Loredano. (FONTE: Crônica escrita por CÉLIA MUSILLI, celia.musilli@gmail.com página 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 15 e 16 de setembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares