sábado, 1 de setembro de 2018

A INTERNET DAS ÁRVORES


   Uma rede subterrânea de raízes põe o mundo vegetal em comunicação, é o www das árvore

   Sempre que olho as árvores admiro primeiro as copas. Acho bonito o verde espetacular tocando o azul do céu. Mas quando estou dentro da mata, olhar para baixo, onde o tronco se ramifica em raízes, me dá a sensação de um mistério indevassável.
   Agora, os cientistas descobriram uma coisa que transforma o mistério em algo mais fascinante ainda. Eles dizem que as árvores ‘conversam’ através de uma rede subterrânea de micélios – ou raízes de fungos – que se comunicam para trocar nutrientes. O que ocorre pode lembrar um papo pelo WhatsApp ou um cochicho de comadres na intimidade do subsolo, onde a vida forma galerias que nos conduzem ao avesso do planeta. 
   Nas florestas, essas redes subterrâneas, a alguns metros da superfície, estabelecem uma relação de simbiose entre os fungos e as árvores. Dos fungos, as árvores recebem carboidratos, fósforo e nitrogênio, além d extrair com mais facilidade a água do solo. Já os fungos, que não fazem fotossíntese, recebem o açúcar produzido pelas árvores. 
   No toma lá da cá, os filamentos de fungos ainda estabelecem conexões com as árvores vizinhas e assim fazem trocas através de um processo que já foi apelidado de www (“wood wide web”), uma paródia do “world wide web”, origem do www da rede mundial de computadores. 
   Matéria do jornal Nexo, informa que Suzane Simard, da Universidade British Columbia (Canadá), foi a primeira pesquisadora a comprovar que as plantas ‘conversam’, em 1997. Mais que isso, ela demonstrou que as chamadas ‘árvores-mãe’ são capazes de alimentar as árvores mais jovens através do caminho de fungos, uma ponte mágica no mundo subterrâneo no qual a vida constrói caminhos que nem imaginamos ao ter contato apenas com a superfície. Por se tratar de um sistema corporativo, a pesquisador escolheu expressões da comunicação humana para melhor definir o que acontece num universo em que, além da transferência de recursos, ocorrem sinais de defesa e até o reconhecimento de parentes entre árvores da mesma espécie. 
   O pesquisador norte-americano Paul Stamets vai mais longe, ele afirma que as árvores podem se comunicar com parentes distantes através do que chama de “interne natural da Terra”, composta pelo sistema de fungos. Abre-se assim um mundo de novidades que parecem enredos de ficção científica e que corroboram com aquilo que os pesquisadores Peter Tompkins e Christopher Bird já haviam revelado em parte no livro “A Vida Secreta das Plantas”, coqueluche dos nãos 1970 que também deu nome a um álbum de Steve Wonder. O livro hoje pode ser baixado de forma gratuita na internet. 
   O que surpreende nestas árvores descobertas é que elas também se relacionam com o universo dos xamãs que sabiamente sempre acreditaram no potencial de comunicação dos homens com a natureza, aconselhando a harmonia entre os reinos e as espécies como uma espécie de chave da prevenção do planeta. 
Agora, à luz da informática, fica mais fácil compreender como se dá a comunicação das plantas através de outras fibras ou filamentos que se ocupam de trocas, defesa e cooperação. Sem dúvida, trata-se de uma nova lição para os homens. (FONTE: Crônica escrita por CÉLIA MUSILLI, celia.musilli@gmail.com página 2, caderno FOLHA 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 1 e 2 de Setembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares