sexta-feira, 28 de setembro de 2018

AVANÇA A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

   O Paraná é o Estado brasileiro com maior número de doadores efetivos. 50,6 doadores por milhão de habitantes, de acordo com os dados do SET (Sistema Estadual de Transplantes) da Secretaria Estadual de Saúde. Em 2010, essa taxa era de apenas 6,8 por milhão de habitantes. É um grande resultado para os paranaenses, pois a Espanha , país que mais doa órgãos em todo o mundo tem o índice de 42 doadores por milhão. Em todo o Brasil, um levantamento do governo federal junto à ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) aponta que o País vive o melhor cenário de doação em 20 anos. Em relação à taxa de doadores efetivos, o País alcançou uma taxa de 16,6 doadores por milhão de pessoas no último trimestre de 2017. A previsão é que o Brasil consiga alcançar o índice paranaense (50,6) somente em 2030. 
   Em entrevista nesta sexta-feira (28) a médica e diretora do SET, Arlene Badoch, afirmou que as pessoas que vivem hoje no Paraná e estão em uma lista, tem grande chance de conseguir um transplante. É considerado doador efetivo o paciente que tem o órgão retirado em condições de ser transplantado. Em todo o Brasil, um levantamento do governo federal junto à ABTO aponta que os registros de transplantes subiram de 25 mil em 2016 para 27 mil no ano passado. 
   A reportagem mostra que uma série de fatores vem contribuindo para esta melhoria. Entre eles, o decreto assinado em 2016, determinando que uma aeronave da Força Aérea Brasileira permaneça em solo exclusivamente para transporte de órgãos para transplantes. Nestes dois anos, já foram transportados 512 órgãos. Outro decreto, assinado em 2017, regulamenta e detalha os critérios de notificação de morte encefálica. Dessa forma, a notificação torna-se atribuição de outros médicos capacitados, e não somente de neurologistas. O contado com a família do doador é uma etapa delicada e importante, tanto que neste mês (Setembro Verde) organizações que trabalham com a conscientização sobre a importância da doação de órgãos estão realizando campanhas em hospitais para que funcionários possam dar o suporte necessário aos familiares. 
   A sensibilização das famílias é um grande desafio. Muitos não querem falar de morte, mas é fundamental que as pessoas manifestem a parentes e amigos o desejo de ser doador. A vida é cheia de escolhas e o diálogo é o melhor caminho. (FONTE: Editorial da Folha de Londrina, página 2, coluna OPINIÃO, opinião@folhadelondrina.com.br sexta-feira, 28 de setembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares