sábado, 29 de setembro de 2018

VIOLÊNCIA NA SALA DE AULA


   A violência entrou de forma trágica no Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira, no oeste do Paraná, na manhã de sexta-feira (28). Dois estudantes do ensino médio ficaram feridos, atingidos por disparos de arma de fogo. Segundo a polícia, o atirador é um adolescente de 15 anos, também aluno da escola. Dando suporte ao ataque, estaria outro estudante, da mesma idade. Depois de imobilizado pela polícia, o atirador alegou que sofria bullying. 
   Os feridos foram hospitalizados, sendo um deles em estado muito grave. O ataque provocou pânico e vídeos dos alunos fugindo do atirador se espalharam pelas redes sociais. Os dois agressores entraram na escola armados com uma garrucha calibre 22 e uma faca, além de bombas caseiras e várias munições. Em diligência à residência de um deles, a polícia localizou mais munições, duas espingardas e vários recortes de notícias similares à ataques que ocorreram nos Estados Unidos. A arma não era registrada. 
   A violência que chega às crianças e adolescentes nas escolas não é um fenômeno isolado. As agressões físicas e as diversas formas de bullying são um reflexo da violência que atinge a sociedade. O relato das testemunhas que assistiram ao terror do ataque a tirou em Medianeira lembram um caso de um ano passado, quando um adolescente de 14 anos também atirou contra os colegas de uma escola em Goiânia (GO). À época, a polícia afirmou que o menino sofria de bullying e teria se inspirado em outros eventos de vingança com armas de fogo. 
   Tragédias como a de Medianeira e Goiânia mostram que o bullying, essa prática de violência muitas vezes silenciosa, não pode ser ignorada. Em se tratando de ambiente escolar, a atenção deve ser total, pois é lá que os estudantes passam boa parte do dia. Familiares, professores, coordenadores e funcionários devem ficar atentos para, ao identificar situações de bullying, agir com sabedoria, equilíbrio e rapidez. (FONTE: Editorial da Folha de Londrina, página 2, coluna OPINIÃO, opinião@folhadelondrina.com.br página 2, 29 e 30 de setembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares