sábado, 29 de outubro de 2016

SABOR DE INFÂNCIA


   Dias desses, uma colega de trabalho, que também se dedica à gastronomia, trouxe à Redação para que experimentássemos os biscoitos de uma nova receita que estava testando. A novidade, como nos contou, era preparada há tempos pela avó de sua sócia. Logo na primeira mordida o quitute me levou aos tempos de menina: os biscoitos tinham a mesma aparência, textura e sabor dos que era feitos pelas minhas tias paternas que moravam no sítio, lá na comunidade São Lázaro, próximo ao distrito de Yolanda. 
      Mais que o delicioso sabor de infância, voltou à memória também todo o ritual do preparo dos biscoitos, que era conhecidos por um dos ingredientes: “biscoitos de sal amoníaco” – nada glamouroso se comparado se comparado à atual onde de gourmetização generalizada. Em um dia de festa e muita bagunça entre todos os primos. A produção atendia as duas casas do sítio por algumas semanas garantindo o café da manhã e o lanche da tarde. Por isso, todas as mulheres da propriedade se envolviam no preparo. 
   Ovos frescos já tinham sido recolhidos dos ninhos do galinheiro no período da manhã, assim como estava separada a porção do leite retirado logo cedinho e que seria utilizado na receita. O sal amoníaco. Responsável pela maciez do biscoito, tinha sido trazido da cidade no dia anterior, quando eu e meus primos também vínhamos para o sítio, junto com meu tio que era o responsável pelas compras. .
  Mesas se juntavam na varanda para acomodar as bacias de alumínio onde os biscoitos seriam preparados. Os fornos ( a lenha e do fogão “econômico”) também já estavam aquecidos. Com as mãos na massa, minhas tias se dividiam entre misturar os ingredientes, modelar os biscoitos, acomodá-los nas formas e levá-los para assar. Tudo minuciosamente acompanhado pela galera de sobrinhos que compunham a plateia de curiosos. Para dar-nos uma certa participação no preparo, podíamos apertar alguns biscoitos com o garfo, para garantir a “decoração” do produto. 
   Conforme as formas saíam do forno, os biscoitos eram colocados em outras bacias maiores, onde ficariam até esfriarem no ponto ideal para serem guardados nas latas de 18 litros. Na época, esse tipo de vasilha era a única forma de acomodar alguns tipos de alimentos, por isso eram encontradas em qualquer vendinha. 
   Naquele dia lanche da tarde ganhava ainda mais sabor. As jarras cheias de água fresca, recém-tirada do poço, recebiam os pozinhos de Q-refresco ou Q-suco nos sabores de groselha, uva ou laranja, ou também a limonada, feita com limão-rosa ou limão-galego, dependendo da safra, completavam o banquete. 
   De volta ao presente, e desejando muito sucesso no empreendimento de minha colega de trabalho. Fica a constatação de que as alegrias da vida pedem muito pouco: uma receita simples, pessoas dispostas ao trabalho, a conversa posta em dia, e o momento torna-se uma confraternização, uma celebração. Que tal pôr a mão na massa?! (Crônica da jornalista desta FOLHA, CÉLIA GUERRA, página 2, caderno FOLHA RURAL, coluna DEDO DE PROSA, 29 e 30 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares