sábado, 22 de outubro de 2016

MANACÁ-DA-SERRA: PARA NÃO ERRAR NA ESPÉCIE


   Sempre que viajo pelo litoral do Paraná fico encantado com o contraste entre a tonalidade lilás das flores dos manacás e o verde que restou da vegetação nas encostas da Serra do Mar. 
   Essa imagem permaneceu por muitos anos na minha memória, porém com o passar do tempo comecei a perceber uma forte presença daquela espécie de árvore nas floriculturas e viveiros, tornando-se tão abundante a sua oferta que me fez pensar: será que o manacá-da-serra mudou pra a cidade?
   Com a possibilidade de plantar um exemplar dessa árvore passei a buscar informações sobre ela. Descobri que a espécie é originada da Mata Atlântica, seu nome na língua Tupi faz alusão a uma jovem índia chamada Manacán e há séculos é usada como remédio e em rituais de magia pelos indígenas do Brasil e de alguns países da América do Sul. 
   Soube que a capacidade de mudança é uma das principais qualidades do manacá-da-serra, pois quando suas flores se abrem inicialmente se apresenta na cor branca, logo passam para a cor rosa e em poucos dias tornam-se lilases, fazendo com que a árvore mostrem floração com três cores distintas ao mesmo tempo. Acredito que tais detalhes, caracterizando mudança constante, levaram à definição do seu nome científico (tibouchina mutabilis).
   Para os especialistas o florescimento em três tons diferentes colaborou para a sua grande disseminação no ambiente urbano tornando-a uma ótima opção paisagística já que se trata de uma árvore de porte médio mas de grande beleza, perfeita para ornamentar calçadas e jardins. 
   Cheio de conhecimento e me achando um sabe-tudo, fui atrás de uma muda para enfeitar a entrada da minha casa. Mas o que eu não sabia, e hoje constato que muita gente não sabe, nem a maioria dos vendedores de mudas, é que o pé de manacá tem raízes muito invasivas, precisa de um sol pleno e de um solo fértil, rico em matéria orgânica, úmido e drenável. Por isso é que não se adapta tão facilmente em solo pobre e sem adubação, além de exigir regas e podas corretas. Muitas pessoas acabam se frustrando, porque em curso espaço de tempo após o plantio, seus galhos começam a secar e a árvore acaba morrendo. 
   Assim, meio preguiçoso, fui comprar meu pé de manacá e escolhi o mais vistoso entre os exemplares que a vendedora me mostrou. Na hora de levar, tive dúvidas, então perguntei à vendedora se era mesmo o manacá-da-serra, pois sabia da existência do manacá-de-cheiro, uma espécie parecida, mas extremamente perfumada. Ela me garantiu que aquele era justamente o que eu procurava, o verdadeiro manacá-da-serra, também conhecido por manacá-do-mato. 
   Puro engano. Poucos meses depois do plantio, o manacá floresceu em pleno inverno, quando o normal seria a floração ocorrer no começo do verão. Contrariado, fui me informar com o dono do viveiro de mudas e, para meu espanto, fiquei sabendo que a planta que eu havia comprado não era o manacá original, mas sim um manacá-da-serra anão!!
   Resta-me conformar e aprender que muitas vezes quando penso que sei tudo, na verdade pouco eu sei. Como não quero arrancar o baixinho, vou cuidando dele com carinho, mesmo sabendo que jamais chegarei à altura dos seus parentes nativos da Serra do Mar. (GERSON MELATTI, leitor da FOLHA, página 2, caderno FOLHA RURAL, 22 e 23 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares