sexta-feira, 28 de outubro de 2016

LEITURA E FORMAÇÃO HUMANA


   Cada pessoa se constitui inicialmente pelo núcleo familiar, de onde advém as primeiras aprendizagens tanto para a sobrevivência biológica quanto para o convívio em sociedade; também por meio da herança cultural e, posteriormente, pelo contato mais amplo com o mundo externo à família. A construção de uma pessoa, entre outros aspectos, provém da convivência em sociedade, do acesso que ela tem ao conhecimento acumulado pela humanidade em diversos matizes, dentre eles, a leitura.
   A apropriação da leitura faz parte de uma tradição cultural e, portanto, é um valor social e continuará a fazer parte dos pilares civilizatórios. Assim, desde a infância, o contato diário com a palavra (oral ou escrita) torna-se fundamental para a construção de uma pessoa. Quando não domina a escrita, é por meio da oralidade que a criança se encontra com a leitura, com as histórias. Nesse momento, o ouvir torna-se uma fonte de aprendizagem da leitura, é uma etapa do caminho que prepara a criança para se tornar leitora. Posteriormente, ao se apropriar da escrita, ampliam-se as possibilidades para ler o mundo circundante. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente a leitura que ela fizer e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção.
   Entretanto, a leitura só se tornará experiência significativa para a formação de uma criança quando houver continuamente o acesso a ela, pois o leitor em construção precisa estar envolvido pela leitura, sentir-se íntimo dela e, para isso, o livro surge como suporte, quer se apresente em formato tradicional, de papel, ou digital. O formato é apenas um componente de nosso tempo, o conteúdo é que fará a diferença para a formação do sujeito. 
   Quando se lê, o que a leitura provoca não é tangível, apenas, aos olhos, pois é um processo interno, individual, mediado pela palavra e experiência humanas contidas no texto. Na leitura, cada um compreende o que é capaz de compreender no momento em que lê e, como leitores, à medida que passa o tempo, vamos entendendo mais e melhor o que lemos. 
   É por meio da compreensão daquilo que se leque o desejo de continuar a ler se renova. Quanto mais se lê, maiores são as necessidades de novas leituras, pois ler é uma forma de se conhecer outras pessoas, outras histórias que estão presas nas palavras e que se libertam pela imaginação. Assim, de texto em texto, vai se constituindo o leitor, num misto de necessidades e de inquietações; de ler um livro até o final ou desistir a qualquer momento, sem culpa. 
   Nesse contexto do diálogo entre o leitor e o texto, amalgama-se o ser humano do amanhã.
(ROMILSON JOSÉ DA SILVA É PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL), página 3, FOLHA MAIS, PENSAR MAIS, 22 e 23 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares