domingo, 23 de outubro de 2016

COMO SER UMA CRIANÇA


   Muitos dizem, até mesmo há passagens bíblicas, que devemos ser como as crianças e nos comportar como tal. Outros tiram da cartola frases clichês como alimentar a criança interior, e deixá-la dominar o nosso ser para conseguirmos a felicidade. Bom, muito se fala nisso porém, pouco se entende o que de fato isso implica e significa. Que sentido tem em ser como uma criança? 
   Evidentemente, um adulto não deve ser uma criança e nem se comportar como se fosse uma. Isso o infantilizaria e o deixaria num estado de imaturidade. Aliás, muitos dos nossos maiores problemas que enfrentamos na vida é devido aos restos infantis que permaneceram em nossa identidade e não foram suficientemente elaborados. Quando agimos feito crianças, sendo adultos, criamos sérias adversidades ao nosso desenvolvimento e bem-estar. A maturidade emocional, que é peculiar ao mundo adulto e não infantil, é um recurso extremamente importante para se viver bem. 
   Até chamamos alguém de infantil ou de criança mimada quando queremos desdenhar dessa pessoa, de forma que ser um adulto infantilizado não é algo bom e que deva ser almejado. Uma criança mimada é aquela que fica entregue aos próprios impulsos, sem conseguir contê-los. No momento da raiva a criança torna-se raiva pura, em outro instante, num momento de alegria, é puro entusiasmo eufórico sem o menor limite. Isso é ser mimado e dá para entender que se um adulto fica fixado nessa posição vai ter muitos problemas. 
   Então, o que significa viver e ser como uma criança? Isso tem menos a ver com o comportamento infantil como forma de resolver os conflitos da vida e mais a ver com a capacidade da criança para o encantamento. 
   Já perceberam que crianças têm uma facilidade para se encantar com os menores detalhes da vida e tirarem deles grandes prazeres? Para os pequenos, tudo nesse mundo é novidade, tudo pode ser muito interessante e oferecer muitos contentamentos. 
   A criança pequena, quando não estragada por preconceitos ou ideias deturpadas que encontra ao seu redor, pouco se preocupa se algo é caro ou barato, certo ou errado, comum ou extraordinário, ela está mais interessada em se encantar com o que vê. Encantar-se é algo importante e que devemos ter em nossas vidas.
   O adulto que perdeu sua capacidade de se maravilhar durante à vida acaba por se tornar alguém amargo. Sabe aquelas pessoas que tudo reclamam, tudo já viram e tudo sabem como vai terminar e nada parece as encantar? Bem assim que ficam: amargas. Só que quem vive assim deixa de aprender elementos novos que enriquecem a experiência, além de se tornarem chatas. Quem não se permite se encantar não tem condições para aprender nada novo e quem não aprende fica entediado com a vida e deixa de valorizar coisas importantes que trazem e formam sentidos que temperam nossa existência. 
   Quando nos evangelhos, por exemplo, Jesus nos convida a ser como criancinhas ele  não está nos instigando a ser adultos infantilizados e tolos. Pelo menos não no meu entender. Ele está mostrando o quanto precisamos sempre ter presente a capacidade de se encantar com a vida, com o que somos e com o que descobrimos. 
   Sejamos, nesse sentido, como crianças que permanecem num estado de curiosidade e assombro perante os mais insignificantes aspectos para cada vez mais saber acerca de nós mesmos e do mundo que nos rodeia. (SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, psicoterapeuta em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, sexta-feira, 21 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares