domingo, 2 de outubro de 2016

A SERENIDADE NAS URNAS

   A qualificação do voto deve motivar o eleitor, ainda que a política seja matéria de enganos
   Começo o domingo com uma oração pelos incautos. Neste domingo de eleições municipais a bolo em campo é o voto. Então, que Deus nos livre dos passes errados, dos gols contra a população, do chute dos populistas, dos candidatos que estariam melhor num palco do que numa tribuna pedindo votos. Que os eleitores tomem distância dos escandalosos, dos que abrem a boca em demasia, dos que dão na cara que seu discurso não é produto de reflexão, mas um arremedo dos programas de auditório onde se vendem engôdos.
   Hoje, o discernimento da população é mais importante que qualquer programa ou discurso. A qualificação do voto deve motivar os eleitores ainda que a política seja matéria de enganos. A parte mais nociva dos candidatos que se apresentam de forma patética é que carregam consigo seguidores fascinados pela sedução da ignorância, confundindo escândalo com força, vício com ideologia, blefe com opção partidária. 
   Outro dia vi um amigo transformar-se na minha frente enquanto falava encantado de sua ideologia. Sua expressão de olhos injetados e a testa franzida assemelhou-se a um transe. O amigo parecia tomado por algum espírito, mas eu sabia que o “espírito” era apenas a manifestação de sua opção exacerbada. Na sua fala não havia espaço para o debate, tratava-se de uma “verdade”. Ainda assim senti pena, para não dizer compaixão.
   Não consigo deixar de sentir a fragilidade de um amigo sob o peso de sua convicção extremada, ainda que eu não pense exatamente como ele. Todo excesso pesa, mas a verdadeira amizade também é feita de diferenças, não só de semelhanças. Gostar dos iguais é fácil. Gostar dos diferentes exige maturidade, talvez até transcendência. 
   Em dia de eleição é preciso enxergar quem está dos dois lados da urna, nunca é demais lembrar que seu amigo não é aquele político que você detesta. É apenas ele mesmo com opinião diferente da sua. Muito do mal estar da política tem transbordado para as amizades, eu trabalho internamente para evitar o erro, às vezes com grande esforço.
   Geralmente, olho nos olhos das pessoas e no fundo reconheço apenas José, Marta, Maria ou João. Alguns com medo de encarar os outros. Alguns fingindo que não viram os outros. Superar diferenças de ideias é a grande arte da convivência. Mesmo porque seria uma chatice um mundo igual, uniformizado e padronizado. Mas é preciso ser muito livre para jogar o jogo das diferenças. 
   Comece olhando nos olhos das pessoas para ver que ninguém é bicho-papão. São apenas gente com algumas camadas de tinta, algumas máscaras, algumas peles como aqueles feiticeiros tribais que se vestem para meter medo. A ideologia é a fantasia contemporânea de poder, os políticos sabem disso, os eleitores nem sempre. Muito do azedume que contamina as amizades é apenas fraqueza e falta de pulsão humanitária. A generosidade desmancha as couraças. Um modo de desmanchar o medo do outro é desmanchar primeiro o seu.
   O que não nos impede de manter distância dos que fomentam grandes espetáculos, apresentando-se como “salvadores da pátria”, ainda que sua atitude seja apenas mais uma peça do ridículo que é transformar escândalo em voto. Que neste domingo nossa mão não ponha nas urnas a opção pelo engôdo e que Deus nos livre dos “santinhos” e de seus seguidores. (CÉLIA MUSILLI celia.musilli@gmail.com página 3,  FOLHA 2, 1 e 2 de outubro de 2016, publicação do jornal Fcaderno OLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares