terça-feira, 25 de outubro de 2016

COMPARAÇÃO E METÁFORA


   Quando estamos escrevendo um texto, tentamos sempre passar as ideias com clareza e expressividade, ou seja, transmitir as informações de forma a não deixar dúvidas sobre o que queremos dizer, da maneira mais completa possível. 
   A clareza vem da correta organização das informações, a fim de evitar ambiguidades ou qualquer tipo de confusão. Já com relação à expressividade, que é a capacidade de expressarmos tudo o que realmente queremos passar em um texto, depende, principalmente, da escolha das palavras utilizadas. 
   Por exemplo, se você diz que “tal pessoa é linda”, está sendo claro na informação que quer passar, mas se dizer que ela é “linda como uma flor”, a qualidade da pessoa (ser linda) é intensificada, ou seja, você conseguiu uma expressividade. Da mesma forma, dizer que “a sala está um forno” é uma frase muito mais expressiva que simplesmente “a sala está quente”, ainda que as duas tragam a mesma informação. 
   Nos dois casos, utilizamos um recurso muito comum em língua portuguesa: figuras de linguagem. Especificamente, duas delas: a comparação e a metáfora. As duas consistem no uso de uma palavra ou expressão fora de seu conceito habitual. Não estamos nos referindo a uma flor nem a um forno propriamente dito, mas sim a algumas características desses objetos, que relacionamos à pessoa e à sala, respectivamente. 
   Na comparação, essa relação é estabelecida através do uso de um conectivo: “como”, “tal qual”, etc. Já a metáfora não utiliza esses conectivos. É um tipo de comparação mais direta, implícita, ou, como dizem certos professores, uma comparação abreviada. 
   “Meu primo é forte como um touro!” – Trata-se de uma comparação, evidenciada pela presença do conectivo “como”. 
   “Meu primo é um touro!” – É uma metáfora.    Já que não usa nenhum conectivo para demonstrar a semelhança entre primo e o touro. 
   As figuras de linguagem, de um modo geral, são muito frequentes em textos literários, como poesias e letras de músicas. Na hora de interpretar o que o autor quis dizer ao utilizar uma delas, é necessário atentar para qual relação ele pretendeu estabelecer entre os elementos citados. 
   Por exemplo, quando Vinícius de Moraes, em seus Soneto de Fidelidade, afirma que o amor é uma “chama”, num claro exemplo de metáfora, temos que pensar nas possíveis características de uma chama que poderiam ser associadas ao amor. No caso do poeta citado, o próprio Vinícius nos ajuda a entender: 
   Eu possa me dizer do amor (que tive) : 
   Que não seja imortal, posto que é chama
   Mas que seja infinito enquanto dure.
   Como ele mesmo afirma, o amor não é imortal (como qualquer chama uma hora se apaga), mas é “infinito” (intenso) , enquanto dura, também como o fogo é forte, intenso. 
   Em alguns casos, a mesma metáfora (ou comparação) pode ser usada por vários autores, em contextos distintos, devido a sua grande expressividade. No caso do exemplo citado acima, Vinícius de Moraes compara o amor a uma chama, como já havia feito o poeta português Luís Vaz de Camões quatro séculos antes, ao afirmar que o “amor é fogo que arde sem se ver”.
   É bastante provável que você conheça muitos outros exemplos de comparação e de metáfora, inclusive no seu dia a dia, como quando diz que um problema “é um abacaxi” (metáfora) ou que Fulano é “burro como uma porta” (comparação). Sendo assim, vamos propor um pequeno exercício: comece a prestar atenção e, quando notar a ocorrência de uma dessas figuras, tente interpretá-las, identificar qual a semelhança entre os elementos associados. No caso do abacaxi, por exemplo, é provável que os espinhos da fruta sejam os responsáveis pela relação com um problema. Você também pode fazer esse exercício com um poema de que goste ou com a letra de suas músicas favoritas. 
   Se tiver alguma dúvida mande um e-mail. 
   Até a próxima terça!
(FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL, * Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com caderno FOLHA 2, terça-feira, 25 de outubro de 2016. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares