terça-feira, 4 de outubro de 2016

AS PALAVRAS QUE USAMOS NO ÚLTIMO DOMINGO


   No último final de semana, os brasileiros foram chamados a votar e eleger seus representantes municipais. Independentemente do resultado de cada cidade, vamos aproveitar o momento para falar sobre a origem de várias palavras que utilizamos bastante no domingo. 
   Em primeiro lugar, o próprio termo ELEIÇÃO, que tem origem no latim (como a maioria das palavras de nossa língua) e vem de “electio”, que significa “escolha”. Essa escolha é feita através de VOTO, de “votus” “promessa ou desejo”, representando o desejo de todos nós de que a nossa cidade melhore sempre. 
   Ainda que hoje em dia o processo todo seja eletrônico e informatizado, o lugar onde votamos continua sendo chamado de URNA, que era, antigamente, um vaso de argila utilizado para guardar líquidos ou grãos. 
   O principal cargo para o qual votamos no domingo foi o de PREFEITO , que vem da junção de dois termos latinos “prae” (antes, à frente), e “facere” (“fazer”), formando o verbo “praeficere”, que significa “colocar à frente de”. Ou seja o prefeito (“praefectus”) é a pessoa que foi colocada à frente, no comando de alguma coisa. Exatamente o que faz o responsável pela administração de um município. Mas vale citar que também existem “prefeitos” em um campus universitário e em certas organizações religiosas. 
   Já o termo VEREADOR tem uma origem bem curiosa. A palavra latina “veredus” era usada para designar um cavalo utilizado para a entrega do correio. Com o passar do tempo, passou a dar nome para o caminho percorrido (VEREDAS). Havia, na época, uma função pública específica para a manutenção desses caminhos em uma cidade, o VEREADOR. 
   Nem todo mundo sabe, mas há um sinônimo para vereador: EDIL, que vem do latim “aedilis”, um funcionário encarregado dos prédios e outros serviços públicos em uma cidade. O termo “aedilis” por sua vez, vem de “aedes”, que significa “casa, habitação, prédio”. E o que isso tem a ver com o transmissor da dengue, zika e outras doenças, o mosquito Aedes aegipti? Nada! É só uma coincidência, já que o “aedes” do mosquito não vem do latim e sim do grego, significando “desagradável”.. 
      Outro termo que vem do grego é POLÍTICO, de “politikos” (“cívico”), que por sua vez veio de “polites” (“cidadão”), que veio de “polis” (“cidade”). Reconheceu essa última palavra? Elas faz parte do nome de muitas cidades brasileiras, como Florianópolis (cidade de Floriano, em homenagem a Floriano Peixoto), Petrópolis (por causa de D. Pedro, imperador do Brasil) e a nossa vizinha, Sertanópolis (pela grande quantidade de matas e sertões na época da colonização do Municípios). 
   Finalmente, uma última palavra de origem latina, que ninguém gostar de ouvir falar, mas que, infelizmente, volta e meia aparece no meio político: CORRUPÇÃO vem de “corrumpere” (“ destruir, estragar”), uma derivação de “rumpere”, (“quebrar, partir, arrebentar”). Um nome mais do que adequado para o que fazem alguns políticos, não acha? 
   Sentiu falta de alguma palavra relacionada ao tema? Mande um e-mail com sua dúvida ou sugestão. 
   Até a próxima terça! (FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE ESPANHOL E PORTUGUÊS. * Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com página 5, coluna BEM DITO, caderno FOLHA 2, 4 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares