sexta-feira, 21 de outubro de 2016

ALUNOS CONECTADOS, ESCOLAS EM SINTONIA

   Pesquisa destaca a necessidade de escolas e professores acompanhares alunos quando o assunto é cultura digital

   “A escola é uma instituição que não mudou. Há muitos anos continua do mesmo jeito sendo que temos uma nova configuração da sociedade”, observa Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação. Por causa dessas mudanças, existe a necessidade latente de se introduzir nas escolas uma nova linguagem de comunicação com os estudantes com o auxílio da tecnologia, continua a coordenadora. A pesquisa TIC Educação, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), avalia a infraestrutura das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas e privadas e o seu uso nos processos educacionais. 
   Segundo Daniela, muitas escolas têm uma infraestrutura composta por computadores de mesa, resultado de investimentos em políticas públicas voltadas a essa área, e com acesso à web, ainda que a qualidade da internet seja uma questão problemática. Mas, por outro lado, merece atenção a inserção da tecnologia na cultura e no currículo escolar. “ O que é interessante é que a tecnologia seja transversal , esteja inserida em todos os momentos da aula, entre no planejamento” ,diz a coordenadora. 
     "As escolas não podem mais ficar sem tecnologia. Anos atrás, isso até podia ser uma opção, mas os alunos que chegam hoje às escolas já são nativos digitais”, ressalta Regina Silva, diretora pedagógica da Positivo Informática Tecnologia Educacional. Para ela, as escolas precisam usar a tecnologia não como uma aula de informática, mas como uma nova linguagem que já faz parte do dia a dia dos jovens. A Positivo Informática é provedora de tecnologias educacionais para escolas públicas e privadas. Exemplos são mesas educacionais interativas e ambientes virtuais de aprendizado personalizados para cada aluno. 
   Para Rodrigo Pimentel, diretor do Google for Education, o mau desempenho da tecnologia na educação não só no Brasil, mas em toda a América Latina, é um dos motivos para a evasão escolar que atinge números altíssimos nesses países. “ Uma das principais razões para isso é o desencantamento. Há uma barreira gigante entre os dois mundos.” Na visão da Google, diz Pimentel, boa parte do conhecimento já está disponível na internet. “ O grande desafio é simplificar o acesso dos estudantes a bons conteúdos. 
   CHOQUE CULTURAL

    "Hoje em cada sala de aula temos um choque do professor que não tem cultura digital e do aluno que já está na cultura digital”, comenta o diretor geral do Colégio Londrinense, Eleazar Ferreira. A partir de 2017, professores e alunos do colégio terão acesso, a partir de Chromebooks (notebooks da Google), a um ambiente virtual de aprendizado por onde é possível criar e realizar atividades compartilhar conteúdos, acompanhar o progresso dos alunos e se comunicar mais facilmente. O projeto se beneficia da ferramenta Google Sala de Aula, do programa Google for Education, que oferece às escolas gratuitamente um pacote de ferramentas – o G Suite for Education – que inclui aplicativos como Gmail, Docs, Drive, Hangouts (leia mais amanhã no Folha Matrículas Especial). “ Esperamos que o aluno consiga fazer a aquisição do saber dentro daquilo que já é rotina para ele, que é o suo da tecnologia”, comenta Ferreira. 
   Na visão de Lúcia Cortez. Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, a conectividade nas escolas melhorou bastante. Nas instituições estaduais, há laboratórios de informática e Wi-fi em todos os setores na “grande maioria” delas, afirma. Três escolas, que fazem parte do projeto “Conectados” da Secretaria de Estado da Educação (Seed), contam ainda com tablets com acesso à internet. A política do uso do Wi-fi na sala de aula vai depender dos professores, mas muitos já permitem que os alunos façam uso desse recurso em equipamentos próprios para as atividades em classe. 
   EMPRESAS OFERECEM PARCERIAS GRATUITAS 
   A introdução da tecnologia em sala de aula pode contar com uma ajuda gratuita que parte das empresas de tecnologia. A Microsoft é uma delas. O seu conhecido pacote Office pode ser adquirido pelas escolas de forma gratuita através de uma parceria com a empresa de Bill Gates. Além dos programas de edição de textos e de planilhas, o Office 365 hoje inclui outras ferramentas que contribuem para o aprendizado, salienta Antônio Moraes, diretor de Educação da Microsoft. Exemplos são o One Note, que permite organizar anotações com conteúdo interativo e compartilhá-lo com os alunos, e o Sway, uma ferramenta que permite criar apresentações didáticas interativas. 
   Moraes comenta que muitas escolas não têm conhecimento do programa, mas qualquer instituição de ensino regularmente registrada no Ministério da Educação (MEC) pode solicitar o pacote. “ Todas elas estão aptas a utilizar imediatamente o benefício.” Mais informações: products.office.com/pr-br/academic.
   G SUITE
   Qualquer escola, pública ou privada, também pode começar a usar as ferramentas do G Suite for Education . Para isso, basta fazer um cadastro no site oficial ( google.com/edu/products/productivity-tools) (MEC). 
   MAIS PRÓXIMA DOS ALUNOS
Henrique Nobre,  Isadora Oliveira e Rian Modesto comemoram a inserção da tecnologia na sala de aula. para eles, escola se aproximou mais de sus rotinas
   O Colégio Estadual Benedita Rosa Rezende, em Londrina, é uma das escolas que recebeu um dos projetos piloto da Secretaria Estadual da Educação (Seed). Tablets são usados em sala de aula para atividades – como pesquisas de amostragem usando planilhas e até realização de provas com a ajudado G Suite for Education, do Google. O material de pesquisas escolares e trabalhos são salvos na plataforma para serem avaliados pelos professores. “ Para os alunos (a tecnologia torna ass aula mais atrativas”, ressalta a pedagoga Emilene Pereira. Os smartphones dos próprios alunos também são utilizados em sala de aula com fins pedagógicos. Nessas situações, é permitido a eles o acesso à rede Wi-fi da escola. 
   Antes de os professores passarem a utilizar os ambientes virtuais nas aulas, os estudantes lembram que coletavam o material na internet, compunham o trabalho no computador e passavam o trabalho a limpo no papel. “ Pesquisava no computador e passava para o papel”, conta Isadora Oliveira, de 15 anos, aluna do Colégio Benedita Rosa Rezende. Henrique Pires Nobre, de 11, diz que sempre fez tudo no computador. “É mais fácil, mais rápido e mais prático”. “ Com o uso maior de tecnologia em sala de aula, os jovens dizem acreditar que a escola se aproximou mais de suas rotinas. Mesmo assim, ainda há ajustes a serem feitos. “ As TVs nas salas não funcionam muito bem. Seria mais interessante se os trabalhos fossem compatíveis e o Datashow também”, observa Rian Modesto, de 15.
   Depois que a tecnologia é inserida na cultura da escola, difícil é regredir. “Não imaginamos mais escolas que não sejam assim”, comenta a professora de inglês Gisele Rodrigues. “É uma dinâmica que funciona, traz o aluno mais próximo do professor”, ressalta a diretora, Ângela Basílio. Na opinião de José Carlos de Paulo , professor de Mídias, os alunos passaram a ver as mídias digitais também como uma ferramenta educacional”. “Os alunos tinham a mídia digital apenas como ferramenta de lazer”. (M.E.C) (MIE FRANCINE CHIBA – Reportagem Local, caderno FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS,
 MERCADO DIGITAL folhainfo@folhadelondrina.com.br sexta-feira, 20 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
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Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

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