terça-feira, 11 de outubro de 2016

A SOCIEDADE E O DESENVOLVIMENTO


   No dia 31 de outubro todos os prefeitos estarão eleitos. Nas urnas, o eleitor depositou não apenas seu voto, mas também o desejo de uma cidade melhor. Para alguns, o prefeito poderá ser o herói que transformará a vida dos cidadãos. Uma visão equivocada, é claro. 
   A discussão sobre desenvolvimento econômico-social está presente na vida das pessoas. Em épocas eleitorais, mais ainda. Mas, em muitos casos, é uma discussão vazia, sem profundidade e sem maturidade. Não raro, o foco é posto no lugar errado, como quando se acredita que a solução depende da escolha correta dos representantes políticos. Isso faz parte, mas não é – nem de longe – o mais importante. Uma sociedade madura não enxerga o prefeito, ou qualquer outro político, como aquele que definirá o destino da cidade. Uma sociedade madura planeja seu futuro seja para os próximos, 10, 20 ou 40 anos, enxergando no político eleito um gestor do planejamento. 
   Vitória-Gasteiz, cidade espanhola localizada no País Basco, tem 250 mil habitantes. Em 2012, foi eleita a Capital Verde da Europa. Para chegar a esse ponto, passou por muitas transformações. Quando a visitamos, em missão empresarial pela Faciap, em 2014, perguntamos ao professor Xavier Maroto, como foi o processo para que a cidade recebesse aquele título. Ele respondeu que fazia poucos anos que a sociedade decidira planejar a cidade para dar mais valor às pessoas do que aos veículos. “Quanto tempo?, perguntamos. “Apenas 20 anos” disse ele. 
   A surpresa não foi eles terem um planejamento de 20 anos mas que, enquanto para nós, brasileiros, sem cultura de longo prazo, 20 anos é uma eternidade, para eles, é um “flash” de tempo. Logo passa. E o mais importante: não foi o prefeito quem decidiu o que fazer, mas sim a sociedade. 
   As pessoas devem decidir como querem sua cidade amanhã. Para tanto, precisam se organizar, se estruturar, e ter uma cultura de liderança pelo bem coletivo, atuando pelo desenvolvimento de seus territórios no horizonte de tempo maior do que de um ou dois mandatos. Uma visão associativista, que coloca o futuro de todos acima de tudo. 
   No Paraná, há regiões com ótimos resultados na implantação dessa visão em que a sociedade é a indutora do desenvolvimento territorial de longo prazo. Dois exemplos. O Conselho de Desenvolvimento de Maringá, que fomenta o desenvolvimento da Região Metropolitana de Maringá, fundado em 1996; e o Programa de Desenvolvimento do Território Oeste do Paraná, fundado em 2012, e que tem como objetivo final que o desenvolvimento não se restrinja a poucas cidades apenas. Em comum, aos dois projetos está a participação de líderes associativistas, muitos oriundos das associações comerciais e empresariais e outras organizações não governamentais. Essas regiões já planejam seu futuro. E as outras?
   Para conscientizar que a sociedade pode resolver seus próprios problemas com liderança associativista, a Universidade Corporativa Faciap (UniFaciap), com o apoio do Sebrae Paraná, em uma iniciativa inédita no país, concluiu a primeira turma do curso Líderes Associativistas, formando liderança para atuar no desenvolvimento territorial. Os alunos eram presidentes de Associações Comerciais das 12 regionais que compõem a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), executivos e consultores. 
   Um dos pontos altos do curso foi o módulo Cultura Associativista, que tratou do Desenvolvimento Territorial. Encerrou com a apresentação de Projetos Aplicativos para melhorar o desenvolvimento das regiões representadas na primeira turma. A cerimônia de formatura acontecerá na Convenção Anual da Faciap que acontece no dia 1 de dezembro, em Foz do Iguaçu. A UniFaciap realizará pelo menos uma turma por ano para ampliar a quantidade de lideranças associativistas no Paraná que trabalhem para que tenhamos uma sociedade cada vez mais dona de seu próprio futuro para, então, escolher gestores públicos. Esse é o futuro que precisamos. (EDSON ARAÚJO FILHO, diretor administrativa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, terça-feira, 11 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares