segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O DESAFIO DE VOLTAR A SER REFERÊNCIA


   Entre 2010 e 2014 foram confirmados 40,6 mil casos de aids por ano no País. A disponibilização de um novo medicamento , o dolutegravir, para pacientes em início de tratamento de HIV pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado um avanço no tratamento com antirretrovirais . O tratamento atual é composto por três medicamentos, tenofovir, lamivudina e efavirenz provoca uma série de eleitos colaterais e, por isso, há uma alta incidência de abandono do tratamento. O dolutegravir vem substituí-lo. 
   Inicialmente, o novo medicamento será ofertado no SUS a todos os pacientes recém-diagnosticados começando o tratamento e também aos pacientes que apresentam resistência aos antirretrovirais mais antigos. A expectativa é que em 2017 cerca de 100 mil pacientes iniciem o uso do novo medicamento.
   A Folha de Londrina analisou a política de enfrentamento do HIV/aids, no último fim de semana, ao entrevistar o coordenador executivo da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Salvador Corrêa. Na opinião do especialista, a entrada no programa do remédio representa um avanço mas não é suficiente para colocar o Brasil novamente no patamar de referência internacional que o País ocupou até meados da década passada. 
   A situação do Brasil hoje é diferente: Os últimos balanços da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) colocaram o Brasil na triste liderança de novas infecções, de mortalidade e transmissão vertical (de mãe para filho) na América Latina. 
   Nos últimos anos houve deficiência na política de enfrentamento da aids, que fizeram com que a doença avançasse. Na opinião do coordenador da Abia, foram principalmente falhas na prevenção e tratamento. Todo paciente com HIV ou aids tem direito ao tratamento gratuito no Brasil, mas existem algumas lacunas nos serviços que variam conforme a região do País, pois os municípios são responsáveis pela implantação dos serviços. 
   Assim, é necessário analisar as particularidades regionais e identificar os problemas que podem estar relacionados com logística, treinamento dos profissionais, investimento e capacidade de dialogar com os vários grupos afetados pela epidemia. É preciso avançar no tratamento e nas pesquisas médicas, mas é necessário combater também o preconceito e a discriminação. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, segunda-feira, 10 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares