terça-feira, 11 de outubro de 2016

OS PRONOMES POSSESSIVOS


   Na língua portuguesa, temos seis tipos de pronomes, sendo que os possessivos estão entre os mais utilizados em nosso dia a dia, tanto na língua falada quanto na escrita. Entretanto, há certos detalhes que, às vezes, passam despercebidos e podem resultar em inadequações à norma culta. 
   Em primeiro lugar, os possessivos são: MEU, TEU, SEU, NOSSO, VOSSO E SEU. Todos têm uma forma feminina (MINHA, TUA, etc.) e plural (MEUS, TEUS, etc.). A escolha do pronome a ser utilizado depende da pessoa (EU trouxe MEU material), mas a forma de cada um depende do objeto ao qual se refere (MEU material e MINHAS dúvidas). 
   Um problema bastante comum, principalmente na língua falada, é o uso inadequado da segunda pessoa do singular (TEU, TUA, TEUS e TUAS). Não é que essas formas sejam incorretas, mas só devem ser utilizadas quando tratamos a pessoa em questão por TU. Como na maior parte do Brasil a forma de tratamento mais usada é VOCÊ, a preferência deveria ser pelo possessivo da terceira pessoa (SEU, SUA, SEUS, SUAS). Misturar as duas formas configura um erro de concordância. Observe os exemplos: “VOCÊ trouxe o SEU livro?” e “TU trouxeste o TEU livro?” são frases com concordância perfeita. Já no caso de “VOCÊ trouxe o TEU livro?” temos a mistura de pessoas gramaticais. Isso não é um problema tão grande assim, se acontecer na língua falada informal, como em um bate-papo com amigos, mas é erro grave caso ocorra em um texto escrito formal, como uma redação. 
   Outro detalhe a ser observado com os possessivos é que, apesar do nome eles não servem só para indicar posse. Outros sentidos podem ser atribuídos ao seu uso, dependendo do contexto, como nos exemplos a seguir: “Sentimos sua falta, MEU querido!” – aqui indica um certo carinho , afetividade.
“ Ela já tem lá SEUS trinta anos” – número aproximado. 
“ Preste atenção no que faz, SEU maluco” – ofensa. 
“ Sente-se aqui, MINHA senhora.” – respeito. 
   Com relação ao uso do possessivo como sinal de respeito, cuidado com a palavrinha SEU. Caso seja utilizada antes de nome próprio, não é um possessivo, mas uma variação da palavra “senhor” ( SEU João = Senhor João). 
   E, finalmente, há que se ter atenção com possíveis ambiguidades no uso de alguns possessivos, especialmente os de terceira pessoa. Observe a seguinte frase: “ O chefe deixou a secretária usar SEU celular.”
   Perceba que não é possível ter certeza de quem é o celular, se do chefe ou da secretária. Nesse caso, seria preferível optar por alguma outra forma, como, por exemplo, “ o celular DELE” (do chefe) ou “ o celular DELA” (da secretária). 
   Ficou ainda com alguma dúvida sobre essa tema? Mande um e-mail para a nossa coluna. 
   SOBRE LÍNGUA E AS RELAÇÕES
   O leitor Adelcio Porto nos mandou um e-mail, lembrando que, na coluna da semana passada, faltou explicar o termo CANDIDATO, que, como bem observou o leitor, tem sua origem também no latim. Para os antigos romanos, havia dois tipos de branco: o “albus” que era o branco comum e deu origem à palavra moderna “álbum” , e o “candidus”, o branco, brilhante, mais puro. Quando uma pessoa queria ocupar um cargo público, passava a usar uma túnica bem branquinha, tornando-se um “candidatus”. O detalhe é que se o povo achasse que ele não tinha condições de assumir o posto, atirariam lama ou outras sujeiras em sua túnica, acabando com a “brancura” do candidato. Obrigado pela dica, Adelcio! 
   Até a próxima terça! ( FALVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL).*Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito13@gmail.com , página 3, coluna BEM DITO, caderno FOLHA 2, terça-feira, 11 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares