sexta-feira, 26 de junho de 2015

TODOS TEMOS NOSSA PORÇÃO DE CULPA



   Os problemas e as soluções são de responsabilidade de cada um, e não melhoraremos as instituições se não começarmos a nos melhorar como cidadãos. Esse processo é demorado, e nem todos os rigores da lei serão suficientes, por que o que se exige é  tomada de consciência.  No caso da redução da maioridade penal ( ora aprovada por proposta de emenda constitucional para alguns tipos de crime, devendo ainda passar por votações no plenário da Câmara e do Senado e pela sansão presidencial), logo teremos de reduzi-la para 14 anos, depois 12, e de 2 em 2 chegaremos à idade zero.Na verdade, já estamos punindo pelo aborto muitos que ainda nem nasceram. A doutrina da punição é prevalecente na opinião pública, porque a da solução dos dramas sociais que induzem aos delitos é mais trabalhosa, e demanda dedicação de governos e de todos nós.
   Males tão graves  quanto a criminalidade  praticada pelos menores são os dos fornecedores de armas  e drogas produzidas e comercializadas pelos infratores maiores de idade, e que municiam os adolescentes com elas e os usam nos assaltos; são os governantes corrompidos que agridem e empobrecem a nação pelos impostos escorchantes, pela farra pública com o dinheiro do povo e o desprezo por atendimentos sociais decentes; são os que exploram os outros pelas muitas formas de dominação; são as igrejas eletrônicas que sugam sem nenhuma punição o pouco dinheiro de muitos fiéis incautos, e por aí em diante.
   Por exemplo, as  leis estabelecem limites de velocidade para veículos a motor, mas permitem que fabricantes ( gente adulta) os façam cada vez mais velozes, e exaltem isso na propaganda. Aí, os jovens  correm e se matam. E nós, os velhos, os culpamos. Ademais, as rodovias brasileiras, por irresponsabilidade dos governos, não oferecem segurança para tanta velocidade. No caso da saúde e do ensino, o mal dos desatendimentos  seria resolvido se os governantes reduzissem os gastos exorbitantes da máquina pública – onerosa e de baixa  operância  – para não falar das obras superfaturadas e da corrupção em geral, que se converteu em pestilência nacional e envolve também poderosos segmentos da sociedade. ( Texto escrito por WALMOR MACCARINI, jornalista em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, quinta-feira,25 de junho de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares