segunda-feira, 15 de junho de 2015

DOCE SALGADO



   Vocação é um chamado intuitivo.  Sebastião  Salgado  soube responder à altura do vocativo: ele se transformou em um dos maiores fotógrafos sociais de nosso tempo. Sua obra, já amplamente conhecida, pode (e deve) ser apreciada no instigante filme O Sal da Terra: uma viagem com Sebastião Salgado,  documentário concebido a quatro mãos pelo aclamado diretor Wim Wenders e pelo filho de Tião, Juliano Ribeiro Salgado. Não se trata de mais uma biografia de um profissional reconhecido e consagrado  internacionalmente. A bem da verdade, as quase duas horas de narrativa consubstanciam-se como um relato sobre a dignidade da pessoa humana.
   Os retratos feitos  por Salgado eternizam momentos sublimes, mas muitos deles repletos de dor, de sofrimento e de morte. Entretanto, curiosamente, mesmo no registro de casos-limite, o belo ali está. Sim, a beleza retratada por Salgado, apesar de resplandecente, também é desconcertante e incomoda, e as imagens entremeadas com depoimentos sobre crimes perpetrados contra a humanidade nos deixam perplexos: como esse genocídio pode, ainda, continuar a acontecer em nossos dias? De onde vieram as forças, físicas e emocionais, do fotógrafo para captar a mais completa ausência de tratamento digno para com nossos semelhantes?
   Em certa altura do documentário, o artista diz saber que devia estar onde estava, mas que sentia a alma doente com o que testemunhava. A vocação de Sebastião o levou a lugares inóspitos, dando a ele a oportunidade de viver  ao lado de seres humanos em seus derradeiros momentos. Esses seres humanos, em sua esmagadora maioria, sem nomes, sem roupas, sem casa, sem lugar no mundo, cujas vidas não foram valorizadas, tiveram a oportunidade ímpar de encontrar a câmera de Salgado. Talvez, para muitos  deles, o único lampejo de dignidade sobre si tenha sido disparado pela câmera desse sujeito doce e inspirador.
   Os diferentes projetos que protagonizou  ao longo de uma carreira brilhante, com o fiel e acurado apoio de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, reverdecem hoje na forma da Mata Atlântica recuperada na fazenda da família, com a criação do Instituto Terra, numa área degradada pelo manejo predatório, muito comum em nossos dias.
   Não é possível sair da sala de cinema indiferente à humanidade, muito menos sem ter o coração tocado pela doçura desse homem tão singular, que soube se comunicar com uma plateia  plural  por meio de seu trabalho fotográfico, agora ladeado por árvores, frutos, flores e água limpa. Temos aí um grande exemplo de ser humano. ( Texto escrito por OTÁVIO GOES DE ANDRADE, professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina, página 2, espaço PONTO DE VISTA, publicação do JORNAL DE LONDRINA, domingo, 14 de junho de 2015).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares