terça-feira, 30 de junho de 2015

PASSEIO ORIENTADO


Quando o dono não tem tempo, dog  walkers são a  opção para manter os cães ativos, tranquilos e saudáveis.
                    

   Um passeio com seu cão pode parecer algo rotineiro para você, mas para ele isso tem um significado muito maior. “Os passeios ajudam os cães a não ficar estressados e a perder peso, por exemplo. Principalmente para animais que ficam muito tempo confinados em casa ou em apartamento ,o contato com o mundo lá fora é muito importante para que eles vejam outros cães, sintam outros cheiros e até percam alguns medos , por exemplo”, comenta a dog walker Gislaine Morbi.
   Há 10 anos trabalhando na área, Gislaine, assim como outros dog walkers, costumam ser a solução encontrada pelos donos que, por falta de tempo ou alguma outra razão, não conseguem fazer caminhadas diárias com seu melhor amigo. Para esses profissionais, os passeios são levados a sério.
   “Antes de tudo é preciso saber qual é o objetivo do passeio. Ando com um cão, por exemplo, que precisa fazer o controle de peso, então o passeio dura quase uma hora, enquanto com os outros, que precisam apenas se desestressar, o passeio dura entre trinta  e quarenta minutos”.    

   Dog walkers de 35 cães atualmente, Denis Way conta que o tipo de passeio varia muito de acordo com o pedido dos donos. “Alguns pedem para passear todos os dias, enquanto outros preferem só algumas vezes por semana. O local do passeio também é decidido de acordo com o que os donos indicam”, explica Denis, que assim como Gislaine, não costuma misturar os cães de diferentes famílias durante a camihada. “Cada um tem seu horário marcado”, acrescenta ele.
   Conforme Denis, outro ponto importante a ser levado em consideração  pelo dog Walker são os horários de passeios. “Normalmente eu passeios nos finais de tarde ou noite, principalmente no verão, para que os cães não cansem demais, ou  fiquem  muito tempo expostos ao sol. “Há sete anos trabalhando com isso, o dog walker conta que os benefícios das caminhadas logo são notados pelos donos. “Como eles gastam bastante energia normalmente voltam para casa bem tranquilos. Além disso, os donos percebem como eles gostam dos passeios logo quando eu chego, já que todos ficam animados ao perceber que vão passear”.
   Para Gislaine,  a reação positiva dos cães ajuda muito na relação de confiança estabelecida entre os dog walkers e os donos. “A maioria dos cães com quem eu passeio são tratados como filhos por seus donos, por isso, é muito importante que eles vejam que os animais são bem tratados. Por esse motivo, sempre converso muito com os donos  e, no começo, peço que eles acompanhem os passeios para verem como é”. Segundo  Gislaine,  em geral, seus clientes são pessoas que trabalham o dia todo e não conseguem passear com os animais ou idosos que por algum problema de saúde não pode caminhar por muito tempo. Também  faço serviço de hotelzinho ficando com os cães na minha casa quando os donos precisam viajar e não querem deixar os animais sozinhos”.
   Já Dênis, que presta um tipo de serviço parecido,  costuma visitar os cães na casa dos próprios donos quando eles estão ausentes.  “Nesses casos  vou duas ou três vezes por dia para dar água, ração e passear com eles. Além disso, sempre mando fotos e vídeos ´pr WhatsApp  para os donos para que eles fiquem tranquilos e vejam que está tudo correndo bem. (BRUNA QUINTANILHA – Reportagem Local – FOTOS: GINA MARDONES E SAULO OHARA, PÁGINAS 16 E 17, FOLHA DA SEXTA, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, 26 DE JUNHO DE 2015),


                    TRIO UNIDO



   Há cerca de dois anos, a rotina de Luciana Menezes mudou. Dona de três schnauzers, Gigante, de 12 anos, Luli, de 4, e Pequena, também de 4, Luciana precisou contratar o serviço de um dog walker quando engravidou da filha Pietra. “Sempre saí para passear com eles, quando engravidei precisei dar um tempo nas caminhadas. Vi que havia uma pessoa andando com os cachorros do condomínio e resolvi contratá-lo. “Desde então é um dog walker  quem faz caminhadas com o trio de schnauzers. “Os cães adoram as caminhadas e basta ele chegar para eles ficarem animados. Em dias de chuva, quando não vão, dá para perceber o quanto ficam tristes”, conta Luciana.  “Aqui em casa eu tenho quintal, mas é pequeno, por isso, acho importante que eles saiam, sintam outros cheiros. Eles ficam menos estressados e ainda se divertem”.
   Segundo Luciana, outro ponto positivo dos passeios com o dog walker envolve a saúde dos cães. “As caminhadas também são importante, pois funcionam como um exercício para eles, o que ajuda a evitar a obesidade, um problema muito comum nos cães que ficam mais dentro de casa”.
   Luciana conta ser visível no comportamento dos cães que eles gostam das atividades. “O Gigante, por exemplo, não gostava de sair com ninguém. Eu já tinha tentado outros treinadores, mas nunca havia dado certo. Tanto que no início eu avisei o dog walker e disse que se ele não quisesse ir, que levasse somente as outras duas. Mas logo ele se acostumou e hoje os três passeiam todos os dias por quase uma hora. Além disso, quando eu viajo, é ele quem vem cuidar dos cães e levá-los para sair”. (B.Q, página 18, afolha sexta, 26 DE JUNHO DE 2015).

                                CONFIANÇA NO TRABALHO



   Foi pensando no bem-estar de Nina, da raça labrador, que Maria Helena Casão decidiu contratar um dog walker. “A Nina era do meu filho, que morava  e estudava aqui.   Quando ele se formou e se mudou, passei a precisar de alguém para passear com ela, já que PE muito pesada e eu não conseguia levá-la”. De acordo com Maria Helena, há sete anos Nina passeia com um profissional, que a busca em casa três vezes por semana. “Ela precisava fazer exercícios e sair de casa. Apesar de eu ter quintal,  acho importante que ela possa farejar, ver outros cães e ter esse momento de diversão”.
   No início, os passeios também serviram para que Nina pudesse gastar energia. “Como ela ainda era filhote, aprontava bastante, por isso era importante que saísse para caminhar e gastar energia”,  comenta Maria Helena. “Além disso, sei que isso faz bem para a saúde dela. E ela adora, fica eufórica antes de ir passear”.
   Segundo Maria Helena, ter alguém de confiança para fazer esse tipo de serviço é fundamental. “Na primeira vez que ela foi sair eu acompanhei o passeio para ver se ela iria estranhar. Mas correu tudo bem. Hoje acho extremamente importante essa relação de confiança, pois eu fico tranquila. Até mesmo quando eu viajo ou preciso sair, ele vem até aqui e passeia com ela. É ótimo saber que tem alguém que gosta e conhece a rotina dela. (B.Q,  página 19, FOLHA SEXTA,  ESPAÇO PET, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, 16 de junho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares