domingo, 21 de junho de 2015

COMER, BEBER, VOAR

          

   Dos clássicos aos modernos, não faltam modelos de bebedouros e comedouros para atrair pássaros e embelezar o quintal.

   Eles  são delicados, coloridos, alegre e ainda costumam cantar. Quem não gosta de receber uma visita dessas? Nas grandes cidades, porém, nem sempre os passarinhos dão o ar de sua graça. Uma maneira simpática de atrair estes seres adoráveis para o quintal ou varanda de casa  é oferecer comida e bebida.
   Na casa da psicóloga curitibana  Cecília  de Campos, no Jardim Social, a presença de beija-flores e outros pássaros virou rotina. “Geralmente eles vêm no fim de tarde para beber água ou mesmo  tomar banho, principalmente se faz calor”, conta ela, que há anos comprou uma fonte inspirada nos clássicos modelos de Roma. A peça de resina ganhou uma base de concreto e foi instalada no jardim onde há ponto de água e luz.
   De acordo com a paisagista Heloiza Rodrigues, da Prima Plantarum, é importante escolher um projeto ou peça que harmonize com o espaço. “Qualquer elemento colocado em um jardim deve ter um contexto. Um lugar moderno não deve usar elementos rústicos ou campestres”, exemplifica. Segundo ela, mármore, concreto ou fibra simulando pedra são os materiais mais procurados. “Um espelho d’água com chafariz ou um painel de madeira reciclável com água despejada de um vaso podem dar um toque sofisticado ao projeto”, opina.

   PETISCOS


   Quem deseja alimentar os passarinhos,  além de refrescá-los, pode oferecer tanto frutas frescas quanto sementes. Proprietário da loja  Paraíso dos Pássaros em Santa Felicidade, Luciano de Pauli faz a festa de canários-da-terra e outras aves com uma misturinha de quirera, alpiste e painço, mas explica que existem rações específicas para quem quer atrair  outras espécies.
   “Se você vi oferecer água ou comida, é fundamental manter a higiene e trocá-las duas ou três vezes ao dia, pois os pássaros podem defecar no local e causar doenças a outras aves. O local  ideal é aquele onde a limpeza será mais fácil, desde que seja alto, para evitar a presença de roedores”, explica. Quanto aos famosos bebedouros plásticos para beija-flores, Pauli lembra que não se deve acrescentar açúcar à água, pois sua fermentação pode facilitar a transmissão de doenças como candidíase oral. “Neste caso, o melhor é comprar um néctar de flores”, sugere. ( MARIANA SANCHEZ/ HAUS/GAZETA DO POVO, caderno Imóveis Classificados, 3377-3000 – PAISAGISMO,  publicação do JORNAL DE LONDRINA, domingo, 21 de junho de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares