quinta-feira, 11 de junho de 2015

ESCREVER COM O CORAÇÃO

ESCREVER COM O CORAÇÃO
( PARA MARIA INÊS MIRANDA DE CARVALHO, de BELO HORIZONTE0

   Verdade. De tanto tentar transmitir meu pensamento por meio de palavras escritas, descobri que o coração escreve mais bonito do que as mãos. Descobri que a alma sabe ditar palavras mais doces e mais poéticas. ..
   Encontrei sons e canções em palavras. Descobri que no alfabeto há letras musicais, enfeitando palavras que sem elas, seriam duras e frias...  Percebi que pequenas letras modificam o sentido de uma palavra, dão-lhes  brilho, suavidade, movimento.
   Ah! Se a gramática permitisse, eu escreveria PÁSCOA  só com a letra Z: ela ficaria carregada de PAZ, riqueza que eu desejo a quem lê meus escritos. E, também, mudaria BORBOLETA para FLORBOLETA, porque ela é tão linda como se fosse uma flor esvoaçando...
   Já transformei o nome BARBACENA em BARBA(RA)CENA, uma palavra-valise que carrega, em seu bojo, toda a barbaridade que o nome trazia, em meus tempos-meninos. Felizmente, hoje a bela Barbacena é a Cidades das Rosas.
   Maria Inês Miranda de Carvalho é artista, pinta quadros com as tintas da alma. Desenha com as cores ditadas pelo seu coração. Além do mais, é prima de D. Antônio Affonso de Miranda, ex-vigário de Dores do Indaiá, onde deixou lembranças inesquecíveis.
   Sou amiga de Maria Inês há um bom tempo, através do jornal/REVISTA O LUTADOR. Ela descobriu meu coração antes de descobrir minha pessoa. Só depois, descobrimos afinidades –  outra riqueza das palavra: percorrer o caminho do afeto sem interesse algum...
Aniversário da amiga: quis enviar-lhe  uma lembrança escrita por mim... Mas, pobre de minhas palavras! Preferi fazer o caminho inverso, festejando seu dia, com um presente que ela me fez...
   Nas asas da Revista, aí vai a Oração da Família, com a qual Maria Inês me presenteou em um Natal.
   Claro, eu rezo de cor e, até hoje, não sei se ela é um poema ou uma oração. Vejam que maravilha de palavras Dom Marcos Barbosa usou!
   Peço-lhes que enriqueçam meu abraço para Maria Inês, juntando-se a mim nesta homenagem que lhe faço, rezando as belas palavras que guardam a minha família, a minha casa e o meu coração.
   Podem rezar, podem poetar: Deus vai entender...
   Deus é poeta, eu juro!
   E...Feliz PÁZCOA, com Z, carregada de PAZ.
                                                ORAÇÃO DA FAMÍLIA
                               

                                                ( Dom Marcos Barbosa)


Bem debaixo,
Senhor, da Tua asa, coloca nossa casa.
Nossa mesa abençoa.
e o leito e o linho, guarda nosso caminho.
Brote em torno o jardim, frutos e flores,
nossa boca, louvores.
Conserva pura a fonte de cristal,
longe o pecado e o mal.
Repele o incêndio, a peste ,
a inundação, reine a paz e a união.
Bem haja na janela a  luz do dia,
na parede, MARIA.
Encontre
a noite quieta a luz acesa,
quente sopa na mesa.
Batam na porta o pobre,
o viajor e Tu mesmo, Senhor.
Tranquilo  seja o sono sob a cruz
que a outro sol conduz. ( FONTE: Crônica / MARIA* páginas 28 e 29 REVISTA O LUTADOR, Junho 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares