sábado, 27 de junho de 2015

SÃO JOÃO


                     

   Junho e Julho são meses de muita festividades  e que sempre gostei. Ainda mais o primeiro,  já que é quando minha vó faz aniversário, garantindo entre tantas comilanças da época junina, mais um pouco de festa e alegria. Como sou da era digital, não tive a oportunidade de participar das grandes festas juninas e julinas que eram feitas nos sítios. Para me contentar, aproveito as quermesses que igrejas e cidades de porte menor organizam.
   Mesmo assim, guardo boas lembranças de criança quando passava as férias do meio do ano na casa da minha vó, em Ibiporã. Como não trabalhava, minha única preocupação era o horário em que todos se juntariam para brincar. Lá, nessa época, a rua se transformava em uma verdadeira quermesse de São João. Os vizinhos se juntavam e por meio da união e doação promoviam para os moradores do bairro, em especial para a turma de crianças que morava ali, momentos de muita diversão.
   Logo cedo, era erguido o pau de sebo, que na ponta carregava uma bandeira de São João e uma nota de cem reais, que era doada pelo vizinho que sempre organizava toda a brincadeira. Embaixo, homens, crianças, jovens e algumas mulheres entravam na fila que os levaria para o desafio. Como não gostava de participar da tentativa de pegar o dinheiro, ficava sentado na beira do terreno, como uma garrafa de água e algumas bolachas, já que o meu dia seria todo ali, rindo e torcendo pelos desafiados, que no final, como já esperava, saíam todos sujo de sebo e sem nenhum real no bolso.
   À noite a diversão era outra. A rua toda enfeitada de barraquinhas e barracas tinha um ar que somente o mês de junho poderia proporcionar. Músicas, enfeites, pé de moleque, quentão, paçoca, pipoca, milho, canjica, - minha favorita – e até uma fogueira  deixavam o bairro mais alegre e gostoso.
   Pessoas de diversos lugares vinham para a festança e, como era tudo de graça, só  iam embora  na hora que não sobrasse nenhum copo de quentão para fazer memória à  noite junina. No outro dia,  eu e minha turma nos reuníamos para comentar sobre  tudo  que tinha acontecido na noite passada.
   Mas, como tudo na vida, a festa de São João na rua acabou. As crianças cresceram, os adultos envelheceram e o que junho trazia para o bairro se foi. Mesmo sem a comemoração entre vizinhos e amigos, o mais importante ficou: a lembrança daqueles momentos, que tenho certeza que garantirá, quando a turma da rua se reencontrar novamente, assunto  para várias horas de conversa e risadas. ( Texto escrito por PEDRO MARCONI, estudante de jornalismo em Londrina, página 2, caderno FOLHA RURAL  espaço DEDO DE PROSA, publicação do jornal FOLHA  DE LONDRINA, sábado, 27 de junho de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares