sexta-feira, 5 de junho de 2015

O TEMPO DEVE PARAR



   Lá se vão muitos anos desde que li “O Tempo deve Parar”, de Aldous Huxley. Os enredos do autor inglês que permanecem mais vívidos em minha memória são os de “Contraponto” e “Admirável Mundo Novo”. “O Tempo deve Parar” me comove acima de tudo pelo título, um dos mais belos de que tenho lembrança.
   Mas por que recordo o livro de Huxley? A explicação é simples: por alguns dias, o Relojão parou de novo.
 pouco órfão. É como se o coração da cidade parasse de bater e o tempo, esse inimigo íntimo, não passasse mais.
   No auge do desespero, Ana Karênina olha para o relógio e não consegue ver as horas. A personagem de Tolstoi enxerga claramente todos os ponteiros, os números e o mostrador – mas simplesmente não é capaz de decodificar a informação. Um daqueles raros instantes em que a eternidade emerge do tempo.
   No filme “O curioso caso de Benjamim Button”, há um relógio na estação de trem que não me lembro de ter visto no conto original de Fitzgerald. Gira ao contrário. Foi construído por um engenheiro que perdeu o filho na guerra. O pobre homem tem a esperança que o tempo caminhe ao contrário e o jovem soldado volte à vida.
   às vezes eu fico pensando no que aconteceria se o Relojão girasse no sentido anti-horário. Levar-nos-ia de volta para uma cidade que não existe mais? Poderíamos frequentar o Clube da Esquina, o Dunk’s , o Apreitivos do Paulinho, o Beco, o Carlão, o Jota, o Araucaria, a Casa do Vinho? Ou assistir a um show da banda Nem Morre nem Tem? Seria possível entrar na República da Humaitá, 143? Encontraríamos o Tiola no Buraquinho do CCH? Haveria Assembleia Geral Universitária chamando para greve e “ocupação pacífica” da Reitoria?
   Na verdade, eu não quero nada disso. Bastaria ouvir a voz de meu pai ou ver o sorriso de minha mãe por alguns instantes. E as flores amarelas espalhadas pelo chão da praça. As flores marelas, enquanto eu lia Henry Miler... ( Texto extraído da página 11. Espaço DIA DE CRÔNICA  PAULO BRIGUET  briguet@jornaldelondrina.com.br  www.jornaldelondrinalcom.br/blogs/comoperdaodapalavra  publicação do JORNAL DE LONDRINA, sexta-feira, 5 de junho de 2015).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares