sábado, 16 de dezembro de 2017

PROPOSTAS PARA UMA LONDRINA INTELIGENTE


   Fórum apresenta caderno que aponta problemas e soluções para projeto local de Cidade Inteligente

   O Fórum Desenvolve Londrina lançou nesta quinta-feira (14) o caderno “Londrina. Cidades Inteligente – Conceitos, Plano e Ações”, resultado de um ano inteiro de discussões em torno do tema. O caderno traz contribuições de 21 palestrantes especialistas na área do Brasil e do exterior. Algumas das contribuições foram a identificação de problemas e a proposta de soluções para Londrina se tornar uma cidade inteligente. “Com base nisso (as contribuições), fizemos esse caderno para entregar às autoridades e lideranças. Assim, o caminho fica muito mais tranquilo para a gente seguir do que partir do zero”, conta Ri Sudan, presidente do Fórum. 
   Entre os problemas apresentados pelo caderno estão a falta de um planejamento estratégico de médio e longo prazos para a cidade. “É impossível construir uma cidade inteligente sem planejamento de médio e longos prazos”, diz Heverson Feliciano, gerente regional do Sebrae/PR e membro do Fórum). 
   Outro item destacado pelo gerente, junto com Claudio Tadeschi – presidente da Acil *Associação Comercial e Industrial de Londrina), também membro do Fórum Desenvolve Londrina -, é o desenvolvimento de uma plataforma de Cidades Inteligentes aberta e integrada que permita o desenvolvimento de novas soluções. Um dos problemas da cidade, segundo o caderno, é a falta de adoção de uma plataforma única de base de dados que impede uma gestão colaborativa do município. 
   A avaliação de possibilidades de Parcerias Público-Privadas também foram ressaltadas pelo Fórum. “Tem que ser criada uma legislação que permita que o setor privado possa participar, contribuir para que esse conceito se torne realidade”, afirmou Feliciano. O gerente salientou também que a Sercomtel, como um dos ativos mais valiosos de TIC ( Tecnologia da Informação e Comunicação) da cidade, deve ser protagonista de um projeto de Cidades Inteligentes. 
   Roberto Nishimura, presidente da Sercomtel Participações, concorda que a empresa possui a infraestrutura básica para a transformação de Londrina em uma cidade inteligente. “Tudo o que você fizer para tornar uma cidade inteligente vai estar baseada em serviços de Tecnologia da Informação, e hoje em dia, um serviço de TI só funciona se você tiver uma rede de internet muito bem estruturada, com alta velocidade, alta disponibilidade. A Sercomtel deve ser a protagonista nessa infraestrutura. 
   Para que isso se torne realidade, no entanto, Nishimura destaca que é preciso investimento em fibra ótica. Hoje, Londrina tem 100% da rede de internet atendida por fio de cobre, porém, apenas 10% a 15% coberta por fibra ótica. A fibra ótica chega às principais avenidas e em praticamente todos os bairros da cidade, mas para que chegue até a casa ou a empresa do cliente, é preciso investimento. “E isso é um investimento que custa caro”, comentou o presidente da Sercomtel Participações. 
   De acordo com ele, no início do ano, estimava-se que o investimento necessário estaria na casa dos R$ 100 milhões, valor que pode mudar. 
   Segundo Pedro Sella, diretor de Ciência e Tecnologia da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), a Prefeitura irá aproveitar as contribuições do caderno no Plano Diretor da Cidade, no ano que vem. “São interessantes esses cadernos porque várias pessoas contribuíram com ele e, para nós será a chance de juntar todo esse material e começar a planejar a cidade, mas também usar isso como insumo no Plano Diretor que a gente vai realizar ano que vem”. 

   INDICADORES

   Junto ao caderno “Londrina. Cidades Inteligentes”, p Fórum divulgou o Manual de Indicadores 2017, que contém mais de 60 indicadores atualizados sobre a cidade. Alguns deles aponta a evolução de Londrina como cidade tecnologicamente avançada. Segundo Paulo Sendin, secretário do Fórum Desenvolve Londrina, esses indicadores expressam a capacidade de criação de conhecimento, tecnologia e inovação da cidade, como o número de cursos técnicos e de graduação na cidade, de patentes concedidas, de engenheiros registrados no CRE (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e de doutores e mestres formados, por exemplo.
   “O trabalho do Fórum tem sido muito importante para estudar analisar e propor souções a determinadas necessidades de Londrina. Este ano, com o tema Smart City, o Fórum estudou o que é necessário para fazer de Londrina uma cidade inteligente e humana”, afirma o superintendente do Grupo Folha de Comunicação, José Nicolás Mejía. Ainda, de acordo com ele, o caderno de indicadores traz uma série de dados que permitem avaliar o desenvolvimento da cidade no transcorrer do tempo. 
   O Grupo Folha de Comunicação é um dos patrocinadores do Fórum Desenvolve Londrina. (FONTE: MIE FRANCINE CHIBA – Reportagem Local, página 3, caderno FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, sexta-feira, 15 de dezembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares