sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

ARQUITETA DEFENDE POLÍTICAS DE OCUPAÇÃO


   Para especialista, o Calçadão de Londrina tem muitos pontos interessantes, mas não foi potencializado

   Na atualidade, quando se fala em urbanismo, as melhores soluções são aquelas que valorizam os espaços destinados aos pedestres, como fez o projeto que originou o Calçadão da avenida Paraná, em Londrina, há quadro décadas. Especialmente em áreas centrais, todas as alternativas que colocam o trânsito de veículos em segundo plano têm se mostrado as melhores saídas para as grandes cidades e este é um dos grandes desafios dos gestores. 
   Há 40 anos, Londrina se espelhou em um modelo implantado em Curitiba, mas antes de calçar todo o espaço destinado aos veículos, bloqueou o trânsito com manilhas para testar se a ideia era viável e bem aceita pela população. Com o tempo, a iniciativa deu certo e se estendeu para uma grande extensão da avenida Paraná. A paginação do petit pavet em preto e branco foi elaborada pelo arquiteto Eli Bretas – responsável também pelo projeto na capital – e o desenho em elos foi pensado para que estimulassem os transeuntes a fazem pausa durante o percurso, favorecendo os estabelecimentos comerciais, que poderiam atrair os consumidores entre uma parada e outra, no trajeto pelo Calçadão. 
   Para a arquiteta e urbanista e pesquisadora Elisa Zanon a descaracterização do Calçadão com a troca do petit pavet bicolor pelo pavet multicolorido, em 2009, foi uma grande perda para um espaço tão cheio de memória. “Foi uma solução imediatista, para resolver uma questão, e acabou se perdendo um elemento de identidade, o que é uma pena. Se havia um problema de mobilidade, poderia retirar uma parte do petit pavet, mas é uma pena que houve toda essa descaracterização. O paver manteve o desenho, mas não dá o contraste”, avalia a docente da Unifil. 
   O poder público, afirma Zanon, também deveria criar políticas de ocupação desses espaços e que as áreas centrais não devem se pautar apenas pelo padrão de consumo, oque seria um problema. “Não é só consumo, os espaços têm de se destinar ao lazer, têm que ser locais de convívio, de caminhada”, aponta. “Mas é preciso discutir qual o lazer que se quer.”
   A arquiteta acredita que instituições e atividades culturais teriam o poder de movimentar a região central fora do horário comercial e diz que hoje faltam estímulos para que isso aconteça. Mas ele defende a criação de grupos de discussão com a população com o objetivo de criar uma sociedade mais participativa e inclusiva. “O Calçadão tem muitos pontos interessantes, mas não foi potencializado. A prefeitura poderia também amarrar bem uma parceria com o capital imobiliário da cidade, com as entidades de classe e com as universidades para revitalizar o centro. Há muitas ideias, falta mobilização”, avalia. “O centro é um coração para nós e o conjunto de tudo que está no centro dá a identidade de Londrina.”
   FALTA DE ZELO
   A corretora de imóveis Maria Helena Tesone mudou-se para o Calçadão há cinco anos, atraída pelas facilidades que o local oferece e a possibilidade de resolver as questões do dia a dia a pé, mas espanta-se com a falta de zelo do poder público com o mobiliário e outros equipamentos. “A iluminação está muito boa, mas falta limpeza, não existe a manutenção do piso, que já está cheio de buracos, as floreiras são feias, a praça da Bandeira está muito descuidada e tem o problema dos pombos. Poderiam tirar um xerox da Rua das Flores, em Curitiba, e pôr aqui”, brinca. “O Calçadão é um lugar prazeroso, agradável, nos finais de tarde é ponto de encontro para conversas, mas precisa ser bem tratado. O Calçado é o meu quintal, mas está muito descuidado. E que pena que derrubaram o coreto, eu gostava tanto.” 
   IPPUL TEM PROJETO PARA O CENTRO HISTÓRICO
   A proposta de Zanon vai de encontro com o que prevê o Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina). Segundo o diretor de Planejamento do órgão, Auro Cesar Veiga Grotti, o projeto de reformulação do centro está no “primeiro passinho”. Nossa intenção é chamar as entidades de classe e a comunidade para agregar soluções. ”
   O diretor de Planejamento do Ippul (Instituto de Pesquisa de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) , Auro Cesar Veiga Grotti, diz que há um projeto para revitalização de todo o centro histórico. Um dos pontos para o qual as atenções estão voltadas é o trecho do calçadão em frente ao Teatro Ouro Verde, tombado pelo patrimônio histórico. Segundo ele, há um estudo para finalizar o projeto, que ainda dever ser enviado a Curitiba para avaliação do Patrimônio Histórico do Paraná.
   Mas no momento, diz Grotti, o projeto mais avançado trata da revitalização da rua Sergipe, que deve ser executado em parceria com a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), com a associação dos comerciantes daquela via, Sebrae e Sincoval (Sindidato do Comércio Varejista de Londrina). “Queremos dar uma unidade visual para a Sergipe e estender para o Calçadão. Não queremos mudar apenas o mobiliário, mas buscar alternativas para criar algum espaço para o convívio da população e algumas áreas cobertas. Não vamos fazer uma revitalização no Calçadão, mas agregar algumas coisas para ser um lugar de convívio à população, com mais alternativas de lazer. “ 
   O projeto, afirma o diretor do Ippul, está na lista de prioridades do instituto a pedido do prefeito Marcelo Belinati. “A apresentação de todo o projeto ao prefeito deve ser feita no início de 2018.” (S.S.) (FONTE: SIMONI SARIS – Reportagem Local, página 2, caderno FOLHA CIDADES, sexta-feira, 8 de dezembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares