terça-feira, 12 de dezembro de 2017

ENTRE OS GRANDES DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA


   O Brasil ocupa a terceira posição mundial no quesito população carcerária. A informação consta no Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, do Município da Justiça, referentes aos anos de 2015 e 2016 (até o mês de junho). Segundo o documento, o número de pessoas presas, que inclui tanto as já condenadas quanto as que aguardam julgamento, totalizou 726.712.
   O dado, porém, torna-se mais alarmante quando se analisa o número de o número de vagas do sistema prisional: a taxa nacional de ocupação é de 197%, pu melhor, há 19 pessoas presas para cada 10 vagas existentes. Trazendo essa realidade para cada Estado, o Paraná também ocupa a terceira posição, com 51.700 detentos, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. 
   O ranking que coloca o País à frente da Rússia, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China, não representa nenhum motivo de orgulho. Mas sim de preocupação, de alerta. Especialmente quando os dados apontam para o perfil desses presos: 55% têm entre 18 e 28 anos; 64% são negros; 75% não chegaram ao ensino médio; menos de 1% tem graduação no ensino superior; 6,32% (45.989) são mulheres, Nossas cadeias estão cheias de pessoas jovens, com pouca instrução, e que poderiam estar na lista de mentes empreendedoras, em busca da inovação necessária para levar nosso País ao topode um ranking sim, mas de desenvolvimento. 
   Em um evento de Segurança Pública, a presidente do STF e do CHJ, ministra Cármen Lúcia, disse que um preso no Brasil custa R$ 2,4 mil por mês enquanto um estudante do ensino médio custa R$ 2,2 mil por ano. “Alguma coisa está errada na nossa Pátria amada”, alertou. Ela lembra ainda a previsão feita pelo educador Darci Ribeiro, em 1982, quando afirmou que, “Se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”. A superlotação das cadeias e a realidade da educação no País mostram que isso se concretizou. 
   Em um contraponto, há pouco tempo, países como a Suécia e a Holanda tornaram-se notícias por estarem desativando presídios pela queda em sua população carcerária. Forte investimento na reabilitação dos presos, penas mais brandas para delitos que envolvem drogas e aplicação de penas alternativas para alguns tipos de crime, como pequenos furtos, são apontados como algumas das razões esta invejável realidade.
   Aqui, faltam presídios, mas faltam muito mais investimentos em educação, oportunidades e prioridades. (FONTE: OPINIÃO, opiniaofolhadelondrina.com.br página 2, terça-feira, 12 de dezembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares