domingo, 3 de dezembro de 2017

A SOMBRA DA CENSURA


   Pela primeira vez em muitas décadas, Londrina tem uma exposição de artes publicadas com classificação indicativa de idade, recomendada a partir de 13 anos. Trata-se da 32ª Mostra Afro Brasileira Zumbi dos Palmares, sob coordenação de Vagner Nogueira e Ângela Maria Sousa, entre outros, que segue até 8 de janeiro na Biblioteca Pública, transferindo-se depois para espaços culturais de outras regiões da cidade. 
   A novidade chamou minha atenção e a de apreciadores de arte de Londrina porque corrobora com episódios recentes de triste memória, em que apresentações culturais, em todo oo pais, sofreram o boicote d grupos políticos que têm assombrado aquilo que se reconhece como liberdade de expressão, determinando rumos ao que nunca se cogitou como proibitivo ou “não recomendado.
   Acostumada a ver exposições, fico entristecida e preocupada com medidas do âmbito da cultura local que vêm cedendo ao receio provocado pelos escândalos encomendados que têm cercado a arte. Sei discernir censura de classificação indicativa por idade, mas parece-me excessivo recomendar que pessoas com menos de 14 anos não vejam obras esplêndidas com as de Paulo Menten, intrinsecamente ligado à história da arte local e nacional, ou Frutuoso, artista considerado vanguarda desde os anos 70. Indicações por idade existem e partem dos próprios grupos artísticos, inverter essa ordem criando uma contramão com o que queria “recomendado” por instituições públicas é temerário. Afinal, quem recomenda, nesse caso, e quais são os critérios de julgamento? 
   Acho estranho que não se recomende que crianças e jovens possam ter referências do que Paulo Menten e Frutuoso representam na cultura de Londrina. 
   Fiquei mais entristecida ao saber que existe no momento uma orientação para que todos os equipamentos culturais públicos da cidade passem a ter classificação indicativa por idade, numa atitude que não consolida o enfrentamento de questões contemporâneas, mas consagra o medo. 
   Já disse mais de uma vez que o nu nem sempre é erótico. Vejo mesmo como falta de cultura associar o corpo ao erotismo, quando há o nu cultural, tribal, artístico ou de protesto. Uma ladainha que repito e à qual pouca gente presta atenção, na contramão da educação artística que deveria ser parte das políticas culturais, oferecendo aos jovens e crianças uma visão integral do corpo associado ou não ao sexo. 
   O que me preocupa é que ninguém tenha observado na classificação indicativa por idade o quanto a mostra Zumbi deste ano é marcada pela espiritualidade. Para começar, uma escultura em acrílico de Nossa Senhora Aparecida, de Heraldo Duarte, provocou minha emoção remetendo à diversidade que mistura cultura europeia e africana desde as nossas raízes. 
   Vi ainda a série “Conexão Espiritual” de Marcos de Oliveira; a pintura “Mensageira da Paz” de Tansi Telles; a impressionante “Dananã” de Jorge Soliano Fernandes; as gravuras de Dolores Branco, entre as quais se destaca São Miguel Arcanjo; as pinturas sobre papel de Agenor Evangelista, que também integra a curadoria. Percebi o sincretismo que marca toda cultura nacional e que implode a história dos brancos perpassada pela arte, a cultura e a sensibilidade dos negros, sem os quais seríamos arremedos da Europa. Tivemos no Brasil o choque necessário para contemplar e criar sob o signo da diversidade que enche nossos olhos de propostas que reinventam, inclusive, as artes plásticas. 
   Se a intenção é “preservar” os jovens das grandes obras de Paulo Menten – que estão no centro da Mostra como um altar mitológico no qual o corpo da mulher é apresentado como objeto de opressão que deve ser refutada – acredito que os zelos proibitivos ou “indicativos de idade” como concessão à censura, funcionam como um mecanismo que vai contra a educação dos sentidos que devem ser treinados para a percepção integral da arte. Deposito justamente nos jovens, não nos “velhos” da cultura, a esperança de que a nudez humana seja cada vez mais merecedora de respeito, para além da associação que se faz do corpo feminino com a pornografia. Que a Nossa Senhora de Heraldo Duarte – que também podemos chamar de Mãe Oxum naquela exposição – nos remeta ao feminino sagrado, no lugar do ensino de censura que avilta e reduz o corpo à carne sem espiritualidade e sem arte, numa visão francamente tosca eu tem alimentado algumas decisões inéditas. (FONTE: Crônica escrita por CÉLIA MUSILLI, jornalista e escritora, celia.musilli@gmail.com página 2, caderno FOLHA 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 2 e 3 de dezembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares