sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

A FLOR DA MINHA PRIMAVERA


   Um dia aconteceu o milagre: a ipomoea soltou uma flor azul, delicadíssima tarefa de parir a beleza sem perfume 
   Sei que as pessoas nos escolhem, assim como as escolhemos.Projetos em comum, o mesmo olhar sobre o mundo, nos aproximam por afinidades. Sei que os animais nos escolhem, assim como os escolhemos. Quem explica o cão que nos segue na rua pedindo casa? Quem explica o amor súbito pelo gatinho mais fraco da ninhada?
   O que eu nunca tinha percebido é que as plantas também nos escolhem Ou seria a natureza promovendo um acaso que se transforma em amor?
   Na última semana, vi nascer na minha sala mais uma ipomoea. O nome é grego, como me disseram, mas como não sou poliglota, me apaixonei por suas pétalas e mergulhei no azul até certo ponto incomum nas flores. A ipomoea chegou ao meu apartamento de forma misteriosa. Nunca a plantei. Nunca deixei na terra nenhuma de suas sementes. Subitamente ela apareceu num vaso no banheiro e cresceu procurando agarrar-se aos azulejos, tarefa inútil pela textura das paredes. Ali nunca deu flor, mas gostei de suas folhas em forma de coração. Um coração de clorofila, com pequenos veios, apegando-se aos azulejos para cair em seguida. Gostei demais de sua persistência. 
   Pensando em criar uma cortina viva, que barra o sol que diuturnamente castiga a sala, plantei a ipomea num vaso maior , reguei-a e, com a ajuda do meu filho, criei um suporte para que ela crescesse, no início, um simples galho escolhido na rua. A ipomea agradecida tomou para si o suporte e só então entendi por que, popularmente, ela é chamada “corda de viola”. Estica-se como o aço de um instrumento que quer vibrar, enrosca-se no apoio, cresce vertiginosamente a ponto de uma amiga medrosa ter me alertado que a invasora “poderia tomar o apartamento”. Pensei naquele filme de plantas assassinas, mas apenas a vi crescer em perfeita harmonia, soltando galhos delicados e folhas verdinhas. 
   Num dia de primavera aconteceu o milagre: a ipomoea soltou uma flor azul , delicadíssima tarefa de parir a beleza sem perfume. Porque minha planta não é cheirosa, mas sua beleza encanta até sereias. Fotografei-a por diversos ângulos, queria registrar a primavera em plena sala e meu projeto de cortina viva florescendo. A ipomoea não está sozinha, mais dois vasos de flores pendentes formam conjunto no novo suporte que eu mesma projetei e encomendei a um auxiliar habilidoso. Agora a planta tem mais apoio e sobe pela parede a uma distância de 20 centímetros para que não crie mofo, no domínio perfeito das alturas, como uma trapezista que sabe para onde atirar seus galhos. 
   Suas flores que abrem de manhã para morrer à noite, me fazem pensar no encanto da impermanência, porque as flores, como os amores, têm prazo, e nisso consiste seu encantamento. 
   A ipomoea, cuja espécie se estende para cerca de 700 variedades, já considerada uma planta mágica pelos astecas e utilizada no México pelo poder alucinógeno de suas sementes. Mas eu só vejo a sua beleza definida através de outro nome popular como “Glória da Manhã”, como é conhecida na Califórnia, onde a chamam “Glory Morning”. 
   Assim, nas manhãs em que ela aparece, para depois morrer em tempo breve, refaço a poesia para encontrar sua glória e mergulhar no azul dos amores espontâneos. (FONTE: Crônica escrita pela jornalista e escritora CÉLIA MUSILLI, celia.musilli@gmail.com página 2, caderno FOLHA 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 25 e 26 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares