segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

A FORTUNA RECUPERADA PELA LAVA JATO


   A maior devolução de dinheiro registrada no Brasil por uma investigação criminal aconteceu na semana passada em Curitiba, e chamou a atenção de todo o País. A força-tarefa da Lava Jato devolveu R$ 653,9 milhões aos cofres da Petrobras. 
   O montante foi recuperado por meio de acordos de colaboração e de leniência com empresas como Odebrecht, Braskem, Camargo Correa, Carioca Engenharia e Andrade Gutierrez durante as investigações da Operação Lava Jato, iniciada em março de 2014. 
   A cerimônia aconteceu na sede do Ministério Público do Paraná e contou com a presença do presidente da estatal, Pedro Pullen Parente, além de representantes da Polícia Federal, da Receita Federal, da Justiça Federal do Paraná e da organização não governamental Transparência Internacional. 
   Esses R$ 700 milhões são apenas uma pequena parte do que foi desviado pelos bandidos que saquearam os cofres públicos em esquemas desvendados pela Lava Jato. Mas é difícil calcular o prejuízo à população levando em conta que uma creche, por exemplo, custa R$ 1,5 milhão e R$ 1,9 milhão para ser construída. 
   Desde o início da Lava Jato, já foram transferidos R$ 1,47 bilhão à companhia petrolífera, que teriam sido desviados por megaesquema de corrupção. Os repasses anteriores totalizaram R$ 821,6 milhões. Ainda assim representa apenas 13% dos R$ 10,8 bilhões previstos nos 163 acordos de colaboração e de leniência celebrados perante a 13ª Vara Federal Criminal da capital paranaense e o Supremo Tribunal Federal. 
   É uma amostra, quase 20% do que a força-tarefa calcula que a Petrobras perdeu com a corrupção no âmbito da Lava Jato. Não há dúvida de que a corrupção é um dos principais problemas do Brasil e frequentemente apontada em pesquisas como a grande preocupação do brasileiro.
   Existe uma forte expectativa da sociedade de que a corrupção sistêmica acabe perdendo força diante das operações policiais, da fiscalização e das grandes multas aplicadas a quem infringir a lei. Mas não é tudo. É preciso que a população, o poder público e a classe política se unam em torno do mesmo ideal de construir um país mais ético e justo. (FONTE: OPINIÃO, opinião@folhadelondrina.com.br página 2, segunda-feira, 11 de dezembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares