domingo, 17 de dezembro de 2017

GOL CONTRA A NAÇÃO


   “Ah! Se aquela multidão invadisse com a mesma fúria o Congresso Nacional no qual personagens de escracho fazem e acontecem com a legislação, atropelando direitos sem dar satisfação ao povo”

   A menos de dez dias do Natal, no país onde a política é campeã mundial de escândalos, os torcedores do flamengo protagonizaram cenas de selvageria no Maracanã durante a decisão da Copa Sul Americana com o Independente, da Argentina Ah! Se aquela multidão tivesse posto Sérgio Cabral para correr. Ah! Se aquela multidão invadisse com a mesma fúria o Congresso Nacional no qual personagens de escracho fazem e acontecem com a legislação, atropelando direitos sem dar satisfação ao povo, de olhos nas eleições de 2018 da qual esperam sair vitoriosos, num ato que se consuma como o maior escárnio político em nível mundial. 
   Queria estar aqui falando da decoração do Natal, de como os presépios e as cantatas trazem esperança, mas vejo o país realizar nos estádios o ritual de sua fúria e frustração a menos de 10 dias do Natal, o noticiário não poupa ninguém dos fatos. 
   As provocações e brigas das torcidas no Maracanã deixa a constatação de que o exemplo das arenas romanas se perpetuam nos séculos, como marca indelével da “ civilização” que ritualiza a infelicidade geral pedindo sangue. E isso não é uma metáfora. 
   Das cenas da última quarta-feira, uma das mais chocantes foi a do torcedor do Flamengo que levou ao estádio um submarino de cartolina onde se lia Independente, numa referência ao submarino argentino que explodiu recentemente e deixou cerca de 40 mortos, numa das piores tragédias do ano. 
   No mais, foi aquela tristeza ver o censo comum tomar tudo como “reação normal de torcidas”, enquanto um hotel de Copacabana era atingido por morteiros antes do jogo porque os brasileiros acreditavam que os argentinos estavam ali hospedados. 
   No entorno do hotel armou-se uma confusão antes da partida, e mesmo dentro do Maracanã foi difícil a polícia conter os ânimos, enquanto torcedores gritavam: “A polícia é despreparada, mano.” Mas não é bem assim, mano. A população também é despreparada, as torcidas são despreparadas, o cidadão brasileiro é o campeão do despreparo ao encenar um espetáculo triste num estádio, enquanto age como mosca morta diante do descalabro político.
   Se os que torcem pelo Brasil corressem atrás corressem com tanta fúria atrás de Temer, Lula e Bolsonaro eu até entenderia porque iria supor que eles, enfim, decifraram o engodo. Mas que nada, eles correm atrás de si mesmos, provocando, acusando e batendo como quem briga com moinhos de vento. Talvez a psicanálise explique a catarse dos furiosos em jogos nos quais torcedores são capazes de matar e morrer em nome de um time, consumando o que seria diversão como tragédia. 
   Na manhã depois do jogo em que os argentinos saíram num ônibus, mostrando o troféu conquistado – enquanto a turba brasileira atirava paus e pedras como se renascesse dos embates pré-históricos -, trataram de limpar rapidamente o entorno do estádio, mas ainda havia no chão balas de borracha, pedras e rojões que foram usados como arma. Na televisão, cenas do dia anterior ainda davam conta de veículos cercados e depredados, enquanto ladrões de galinha aproveitam a confusão para roubar celulares. O que talvez não signifique muito mesmo num país no qual políticos transportam dinheiro em malas, acumulam barras de ouro como Ali Babás verde-amarelos e usam “laranjas” para adquirir imóveis enquanto posam de gurus em caravanas com um séquito que os aplaude como salvadores da pátria. 
   De minha parte, a dez dias do Natal não tenho muita esperança, o país dos estádios se transformou, afinal, no país dos escombros. Poucos lucram com isso, enquanto a maioria, a turba, a população, o populacho se dedica à guerra civil na qual as pessoas agredidas, machucadas, pisoteadas valem menos que um gol. E a TV ainda promove o disparate de mostrar “os melhores momentos do jogo”. (FONTE: Crônica escrita por CÉLIA MUSILLI, celia.musilli@gmail.com jornalista e escritora, página 2, caderno FOLHA 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 16 e 17 de dezembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares